Só estas?
É
verdade que não há muito acrescentar em relação ao que escrevi
sobre o primeiro
volume desta colecção,
por isso remeto para esse texto.
Estranho,
no entanto, que ela fique limitada a apenas um tríptico, quando são
tantas as histórias
curtas
de Michel Vaillant que podiam ser objecto deste novo tratamento
editorial.
Curiosamente, aliás, algumas já tinham tido uma outra reedição pela Graton Éditeur, na colecção Palmarés Inédit que recolheu também obras menos sonantes do mestre Graton, como as suas Histoires de L'Oncle Paul ou Les Labourdet.
Foi aliás em Palmarés Inédit #1 que reencontrei Retour à Königsfeld sobre a qual já tinha escrito aqui.
Voltando às actuais Histórias Curtas, acima de tudo penso que elas devem ser encaradas como uma possibilidade de entrar um pouco mais no universo de Michel Vaillant. Através destas pequenas narrativas, que em muitos casos não teriam lugar nos relatos longos do piloto,podemos conhecer melhor Françoise, Jean-Pierre ou Steve Warson ou até os pérfidos irmãos Cramer. e percebemos as interações existentes no seio da equipa automóvel, em particular, e nos bastidores da Fórmula 1, em geral.
Outra nota positiva desta edição vai para alguns textos que ajudam a enquadrar a publicação original e a compreender algumas das opções feitas - mesmo que por vezes não se concordo com elas - como é o caso das novas cores criadas para algumas das histórias, já que o sabor nostálgico que estes relatos têm convidava a que fossem desfrutados no característico leque cromático original.
Michel Vaillant
- Histórias Curtas #2
- Seventies
Jean Graton
ASA
Portugal, Março
de 2024
320 x 240 mm, 64
p., cor, capa dura
17,50 €
Palmarés Inédit
#1 - Michel Vaillant - Retour
à Königsfeld
Jean Graton
Graton
Éditeur
Bélgica,
2000
215
x 295
mm, 48
p., cor, capa dura
(imagens disponibilizadas pela ASA e pela Graton Éditeur; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)
Olá Pedro, este regresso a Königsfeld vai ser publicado em Portugal ?
ResponderEliminarÉ pouco provável. Esta edição já tem uns anos e já nem consta do catálogo da Graton Éditeur. Suponho que a ASA ficará pelos três volumes das Histórias Curtas.
EliminarBoas leituras!