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José Ruy (foto do Blog do Centro Artístico e Cultural Artur Bual) |
"Não fico à espera de convites.
Faço."
O álbum
“Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos”, de José Ruy, é hoje apresentado na
Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na Lixa, às 17 horas, com a presença do autor,
num evento integrado nas comemorações do 17º aniversário da elevação a cidade
daquela localidade.
A obra,
teve o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras, terra natal do filósofo, que
adquiriu uma parte da edição de modo a garantir que todas as Escolas e
Bibliotecas do Concelho tenham exemplares.
Este foi
o pretexto para uma conversa à distância (por mail) com José Ruy, centrada
especialmente na sua relação com as autarquias e o seu método de trabalho.
Nesta conversa também foram abordados o álbum agora apresentado e o que se vai
seguir - “Carolina Beatriz Ângelo, Pioneira na Cirurgia e no Voto” - do qual As
Leituras do Pedro apresentam a capa e algumas pranchas, em estreia absoluta, o
que constitui mais um motivo de agradecimento a José Ruy.
As Leituras do Pedro - Há muito que o
José Ruy trabalha com o apoio de autarquias portuguesas. Sem querer entrar no
“segredo do negócio”, como funcionam normalmente essas parcerias? De quem
costuma partir a iniciativa, de si ou da autarquia?
José Ruy – Praticamente comecei a fazer histórias
relacionadas com Autarquias, com a “História de Macau”, depois de regressado
desse território chinês sob administração portuguesa, e por sugestão da
delegada em Lisboa, Dr.ª Amélia Dias. Mas não teve qualquer comparticipação da
Autarquia; As Edições ASA colocaram os livros directamente à venda no
território em livrarias previamente indicadas. As iniciativas para realizar estas
obras têm partido de mim, de professores, de autarcas e de editores. Mas nunca
realizei Histórias em Quadrinhos directamente para nenhuma Autarquia, como tem
acontecido com colegas meus.
Só
trabalho com editores, e são estes que por sua vez contactam e contratam com
algum promotor, que pode ser realmente uma Autarquia, um instituto, um museu ou
uma fundação.
ALP - É fácil chegar a acordo com essas
instituições em termos de valores envolvidos, prazos, condições de
impressão/distribuição, liberdade criativa, etc.?
JR - Esta sua pergunta está em parte já respondida, mas
explicarei melhor: Quando o editor decide publicar a obra, (apresentada sempre
por mim), devido ao meu processo de trabalho, não se levantam os problemas a que
faz alusão. A importância dos apoios para o editor, é de ter à partida a
garantia (de palavra) de uma quantidade de livros a serem adquiridos depois de
impressos, e só depois dessa altura pagos. Naturalmente que faz diferença uma
edição ser projectada para cinco mil exemplares, se puder atingir os dez mil. Quanto
mais elevada é a tiragem mais embaratece o preço unitário. Assim o promotor
adquirirá um produto mais em conta, e o editor também beneficiará disso.
Nunca
tive intromissão de qualquer espécie no que faço, pois o método que uso e que
todos sabem, é o seguinte:
Logo a
seguir a criar o argumento, elaboro toda uma planificação desenhada da história,
embora em rascunho, incluindo as legendas; depois apresento ao editor e ao
promotor, para análise. Sobre esse esboço são trocadas impressões, acrescentes
ou modificações, como um trabalho de equipa; mas uma vez aprovada essa fase,
não haverá qualquer modificação de última hora. Foi assim que trabalhei na ASA,
e apesar de fazer parte dos quadros efectivos, consegui disciplinar os
dirigentes quanto a um velho hábito de “põe e tira” já quase com o livro em
máquina. Quando me convidaram para a empresa, sabiam já que só aceitaria nessas
condições. Portanto a liberdade criativa é total, pois o que se discute por
vezes são pequenos pormenores pontuais.
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Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos |
ALP - Chega a ter diversas propostas
pendentes, ou trabalha um tema de cada vez?
JR - Por norma trabalho sempre com vários projectos encadeados,
uns sugeridos, outros de minha iniciativa; durante a arte final de uma obra,
estou já a trabalhar no argumento e a reunir material para uma outra, enquanto faço
a pesquisa para uma terceira ou quarta HQ.
A
pesquisa ocupa muitas vezes muito mais tempo do que a realização do livro. Só “arranco”
em definitivo quando tenho todos esses elementos na mão.
ALP - Depois de estabelecido o acordo,
qual o seu método de trabalho?
JR - Acontece que não dependo de qualquer “acordo económico”
para iniciar o trabalho. Ninguém irá apostar em adquirir livros para colocar em
escolas ou bibliotecas, se não ler e ver primeiro a história. Naturalmente que
o acabamento final, já pode ser antevisto pelo exemplo das obras por mim realizadas.
O autor tem de investir para ver resultados, não pode estar à espera de saber
quanto vai receber, para depois meter mãos à obra. É esta a minha filosofia.
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Carolina Beatriz Ângelo |
ALP - Uma vez o trabalho finalizado, costuma
receber críticas das entidades envolvidas ou mesmo pedidos de alterações? Como
reage?
JR - Devido ao processo de trabalho que descrevi, esta situação
nunca se põe.
ALP - Sem estas parcerias com as câmaras,
o José Ruy ainda era autor de BD?
JR - Claro que não dependo de apoios externos para editar as
minhas HQs. Pode o editor apostar numa tiragem mais reduzida, mas edita sempre.
Dou-lhe um exemplo: o livro “Aristides de Sousa Mendes, Herói do Holocausto”,
não teve apoios, e no entanto está em segunda edição. A editora do Museu Yad
Vashem de Jerusalém fez um contrato comigo para a edição em hebraico que está à
venda em Israel.
Não fico
à espera de convites. Faço.
ALP - Estes acordos com as autarquias ou
outras instituições significam a compra de que parte da edição?
JR - Essa proporção das tiragens depende. No caso de “A Jóia no
Vale!” foi de quatro para a Autarquia e dois para a editora, pois nestes casos
o livro é distribuído pelas escolas e bibliotecas e o tema é trabalhado nas
aulas, onde vou algumas vezes colaborar. Mas em Os Lusíadas em HQ, já no
adiantado da publicação em muitas edições, a Câmara de Almada adquiriu uma proporção
de 1 para 8, portanto uma pequena parte da edição da altura.
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Carolina Beatriz Ângelo |
Em
Sintra, a Autarquia adquiriu um terço da tiragem em português, e quase a
totalidade das edições em espanhol, francês e inglês, pois estava mais direccionada
para a colocação destas versões nos postos de turismo da Vila. Em “O Juiz do
Soajo” uma parceria da Junta de Freguesia do Soajo, a Câmara de Arcos de
Valdevez e o Parque Nacional da Peneda Geres adquiriram dois terços, e também
quase a totalidade das versões em francês e inglês.
O “Pêro
da Covilhã”, de que na primeira edição a Região de Turismo da Serra da Estrela
adquirira metade, na segunda edição já só a Câmara da Covilhã adquiriu uma
pequena parte. “Amarante e a Heroica Defesa da Ponte” foi meio por meio.
Neste
caso recente do “Leonardo Coimbra”, a Autarquia adquiriu 4000 exemplares de
seis mil da tiragem.
A Âncora
(que tenho acompanhado mais de perto nos últimos anos) nas suas edições de HQ
não se limita a editar livros para fornecer a promotores; tem editado, obras minhas
e de colegas como o José Pires, o João Amaral e o Baptista Mendes (que tem um
livro a sair muito brevemente nessa editora), os que nos temos mantido mais activos na editora, com mais
ou menos tiragem, mas nunca deixando de o fazer quando não há apoios. Há sempre
o apoio do público. Mas se aparecer alguma aquisição extra, tanto melhor,
engrossa a tiragem.
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Carolina Beatriz Ângelo |
ALP - No caso da biografia do Leonardo de
Coimbra, de quem partiu a iniciativa?
JR - A sugestão para o livro “Leonardo Coimbra e os Livros
Infinitos”, nasceu numa reunião com a presença do meu actual editor, em
Felgueiras, aquando de uma das minhas intervenções na Biblioteca Municipal,
pela então Presidente da Câmara Dr.ª Fátima Felgueiras. Foi um desafio a que
apliquei todo o meu empenho, pois cada novo livro representa para mim uma
importância especial pelo respeito e consideração que tenho pelo público a que
se destina.
ALP - Quais foram as maiores dificuldades
com que se deparou para criar esta obra?
JR - A grande dificuldade inicial que enfrentei nesta obra, foi
tornar apelativo aos escalões etários alvos, o argumento. Como sabe, em todas
as minhas HQ não me limito a alinhar os documentos históricos ilustrando-os a
seco. Concebo um pequeno enredo romanceado, através do qual o leitor se vai
apercebendo, às vezes sem dar por isso, da parte histórica que precisamos de
contar. Neste caso, como tratar este assunto tão fechado para uma grande parte
do nosso público das HQs, tornando-o acessível, e conseguindo que as páginas fossem
viradas uma a uma até à final, sem saltarem por cima? E no entanto tinha de ser
compreensível tanto para as crianças e jovens, como para o leitor adulto e já
conhecedor da personagem. E segundo parece, pela própria opinião do Pedro Cleto, consegui. Haverá sempre
um anão desconhecido que discorde e deite abaixo. Quem não se quer expor a
franco atiradores, não pode sair da linha defensiva da trincheira. Eu arrisco.
ALP - Está satisfeito com o resultado?
JR - Para lhe ser franco, nunca estou satisfeito, pois no final
penso que poderia ter feito melhor, ou diferente; mas terei de tentar no
trabalho seguinte, porque o terminado já pertence ao editor e terá de seguir os
seus trâmites. No fundo, quem importa que fique realmente satisfeito é o público.
É ele que permite que possamos fazer um próximo livro.
ALP - Sei que já tem um novo álbum pronto
para sair em Setembro. Qual o seu título e tema?
JR - O livro que tenho pronto desde finais de 2011, chama-se: “Carolina
Beatriz Ângelo, Pioneira na Cirurgia e no Voto”. É quanto a mim, um contraponto
ao Leonardo Coimbra. Trata-se de uma notável figura da mesma época, que se
cruzou com Leonardo numa outra luta, bem mais difícil, pela sua condição
feminina. Uma vencedora. Tenho a obra pronta em DVD e no entanto não temos
nenhum apoio definido.
A sua
publicação depende neste momento de se conseguir uma tiragem mais confortável,
de resto como a figura merece, e que o editor está a ponderar atentamente.
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José Ruy (foto do Blog do Centro Artístico e Cultural Artur Bual) |