20/05/2011

Leituras Novas

Maio 2011


Quarto de Jade
Os Animais Domésticos
Maria João Worm
Sentimos que, para além dos grandes sistemas, existe um sonho por realizar, um equilíbrio instável, volátil e desejadamente transfigurador. Já não é a dúvida desta existência submersa num jogo de espelhos, sem que se adivinhem as direcções mais óbvias; aquelas que as “grandes maiorias” seguem, escravizando os sentidos à sua incapacidade de se relacionarem com os movimentos próprios de uma existência na primeira pessoa. Dessa consciência, que se ergue para além das normas que estipulam a mais vulgar das sobrevivências, conseguimos dar um primeiro passo, traduzindo uma vontade de realização através de uma etiqueta editorial; assumindo-se como extensão da presença virtual do site e do blog. Agora, Quarto de Jade materializa-se, também, numa proposta capaz de se encontrar com os livros de que se enamora.
O primeiro título que publicamos amadureceu no final dos anos 90 e encontrou finalmente o seu espaço de concretização. Os Animais Domésticos, da autoria de Maria João Worm, é um livro objecto, muito dentro da linha de uma publicação anterior – Electrodomésticos Classificados – mas com novas fronteiras por descobrir, já que o universo desta autora se exprime através de uma transcendência irredutível, sobretudo nos tempos que correm, em que a formatização parece ser, estranhamente, a palavra de ordem.
Contudo, nada mais pertinente de que escutarmos aquilo que a Maria João Worm pensa sobre esta primeira edição:
“Este livro foi feito a partir de uma série de gravuras que fiz em 1998. Há muito que tinha pensado reuni-las e fazer uma publicação. Agora, olho para as imagens e para os textos e sei que eles foram feitos com toda a liberdade que parece que ainda é visitada pela Sra. Ingenuidade (aquela que faz limpezas nas cabeças que ainda não têm muito pó).
O que resultou é um livro que quer mostrar esse tempo em que se deixa acontecer, sem querer mais do que fazer do corpo o lugar táctil e sensível que permite construir sem a finalidade artificiosa.
Não é um livro apenas para crianças, não é um livro para quem se deixa cristalizar e não cresce, seja lá o que isso queira exactamente dizer. Este objecto final é uma visita a uma experiência anterior, acumulou tempo, desdobra-se no espaço e tem finalmente um corpo próprio.
Enquanto livro de autor, e por tudo o que me leva a pensar hoje conscientemente, na minha estante ideal, arrumava-o junto aos livros de arte.”
Saiba mais no Quarto de Jade



Libri Impress
Ele Foi Mau Pra Ela - O Grande Romance Americano - Sem Uma Só Palavra - e Também Sem Música
Milt Gross (argumento e desenho)
A primeira edição de He Done Her Wrong foi lançada em 1930 por Doubleday, Doran & Company, que publicaria pelo menos mais duas edições. Nas décadas de 1960 e 1980 a obra voltou a ser reeditada, mas por outras editoras, que resolveram não só mudar-lhe o título mas também suprimir algumas partes. Em 2005, Fantagraphics Books decidiu fazer a "sua" edição, recuperando o título original e as imagens que tinham sido cortadas anteriormente mas, ao mesmo tempo, introduzindo abusivas alterações na obra original.
Esta edição portuguesa é fiel à primeira americana, apesar de num tamanho mais pequeno. Para tal, eliminou-se parte das enormes margens, mas só foi necessário reduzir o tamanho dos desenhos em sete páginas. "a obra de Gross que fez dele uma figura a resgatar nos nossos dias é He Done Her Wrong (1930), a epopeia cómica sem palavras que nos permite vê-lo como um dos mais deslumbrantes precursores do romance gráfico. (...) mal a li convenci-me de que estava perante um dos grandes génios das histórias aos quadradinhos."
Santiago García (argumentista, tradutor e estudioso de banda desenhada, no seu blog Mandorla, em 3 de Maio de 2010)
O preço é de 16 euros, mas pedido directamente ao editor custa apenas 14, com o custo de correio incluído. Caso esteja interessado na edição, faça de imediato o seu pedido, de um ou mais exemplares (para oferecer a alguém que aprecie livros). Pagamento através de cheque ou transferência bancária (NIB 003506660003845690063; não esquecer comunicação por e-mail). Além disso, pode aproveitar para encomendar algum dos outros livros do mesmo editor.
Mais se informa que o 3º volume de "Lance" deverá estar disponível ao público no próximo mês de Julho, coisa que na devida altura a todos será comunicada.

Edições ASA
Tintin - Rumo à Lua
Hergé (argumento e desenho)
Ao regressar do país do Ouro Negro, o capitão Haddock fica a saber que o professor Girassol partira havia três semanas com um estrangeiro desconhecido. Logo em seguida recebe um telegrama do professor, no qual diz que se encontra na Sildávia e pede ao capitão e ao Tintin para lá irem ter com ele. Os dois partem de imediato. No aeroporto da capital da Sildávia, um motorista espera-os e leva-os para o que parece ser uma instalação militar ultra-secreta. Lá encontram o professor a trabalhar num foguetão a bordo do qual partirá rumo à Lua. E ele quer que Tintin e Haddock participem na expedição! Nem é preciso dizer que Dupond e Dupont aparecem desastradamente para tratarem da segurança dos três. Enquanto isso, agentes de uma potência inimiga fazem de tudo para roubar o projecto e sabotar a expedição da Sildávia.


Tintin - Explorando a Lua
Hergé (argumento e desenho)
Os inimigos da Sildávia fracassam, e a expedição liderada pelo professor Girassol finalmente consegue partir. Mas, estranhamente, também agentes estrangeiros, fazem de tudo para que a expedição seja bem sucedida. Porque será que eles desejam tanto que o foguetão chegue à Lua? Os perigos que os nossos astronautas vão enfrentar durante a viagem não serão nada comparados com aquilo que os espera na Lua…


Tintin – O Caso Girassol
Hergé (argumento e desenho)
Nesta aventura, uma série de misteriosos acontecimentos assombra o castelo de Moulinsart. Vidros e espelhos que se partem de repente, copos que se estilhaçam e as preciosas louças da colecção do capitão ficam em pedaços. Para piorar, ouvem-se tiros no parque. Guiados por Milu, o capitão e Tintin encontram um homem ferido, caído numa moita. No meio desta confusão, o professor Girassol viaja para a Suíça e, após a sua partida, verifica-se que os estranhos acontecimentos cessam. Desconfiado, Tintin resolve visitar o laboratório do professor, onde encontra um mascarado, mas o homem consegue escapar. Pressentindo que Girassol possa estar em perigo, os nossos amigos partem para a Suíça. Mas não conseguem encontrar o professor. Escapam a atentados e ciladas, e na pista do Girassol, chegam à Bordúria, que é dominada por um tirano com planos sinistros em mente.


Dragon Ball – Baba, a vidente
Akira Toriyama (argumento e desenho)
Após vencer a Red Ribbon, Goku viu-se obrigado a recorrer ao poder da vidente Baba para tentar saber qual o paradeiro da Dragon Ball em falta. Mas, para satisfazer este pedido, a vidente exigiu que Son Goku enfrentasse primeiro temíveis adversários. Será que vai conseguir ultrapassar tais obstáculos?


Yu-Gi-Oh – vol. 4 – Começa o Projecto
Kasuki Takahashi (argumento e desenho)
Yugi reencontra Kaiba, o seu inimigo de estimação, já recuperado do jogo de castigo e pronto para levar a cabo uma diabólica vingança, juntamente com Mokuba, o seu irmão mais novo. Tudo vai decorrer numa viagem à Kaiba Land (um parque de diversões), onde muitos perigos e armadilhas esperam por Yugi e pelos seus amigos…


Murena #5 – A Deusa Negra
Dufaux (argumento)
Delaby (desenho)
A ambiciosa Popeia toma o lugar da bela Acté no coração de Nero. Este prepara-se para participar e ganhar a grande corrida de carros que se vai disputar em Roma, no Circus Maximus. A competição decorre em clima de grande expectativa e contra tudo o que era esperado, a vitória não vai pertencer ao Imperador, mas sim de um misterioso participante que se descobre ser… uma mulher!


As Águias de Roma - Livro 1
Marini (argumento e desenho)
Após um terrível combate, Ermanamer, filho do príncipe Sigmar, fica refém dos romanos. O imperador Augusto confia-o ao seu fiel Tito Valério Falco, que tem um filho da mesma idade, Marco. Os dois jovens recebem uma rigorosa educação romana, submetidos a uma disciplina de ferro. Ao longo das provas, o ódio mais implacável cede lugar à amizade. Mas o que acontece à fraternidade de espírito e de armas quando surge o amor por uma mulher?

Sinais de Fogo
Os Amigos do Luca #3 – Luca decide fugir
Stephan Valentin (argumento)
Laurent Houssin (desenho)
Com a chegada das férias, o Luca apercebe-se de que não poderá ir com o Tim para a praia. O seu pequeno mundo de «cão» abate-se sob as suas patas. Vai ficar sozinho em casa? Que irão fazer com ele? Não espera pela resposta às suas dúvidas. Decide partir. Assim, de repente… Será que o Tim, a Rosinha, a Tina e o Zeca o vão encontrar?
Uma criança que foge está a manifestar o seu mal-estar e a enviar uma mensagem à família. Angustiante para os pais, este duro golpe poderá transformar-se rapidamente numa má aventura para a criança. Esta pequena história visa prevenir as tentações de fuga numa criança, desdramatizando o acto ao colocar aqui o cão nesse papel.

Kingpin Books
Super Pig: Live Hate
Mário Freitas (argumento, arte final e cor
Carlos Pedro e GEvan (desenho)
Gisela Martins (cor)



Agentes do C.A.O.S.: Nova O.R.D.E.M.
Fernando Dórdio (argumento)
Osvaldo Medina (desenho)
Mário Freitas (cor e argumento adicional)

(Textos da responsabilidade das editoras)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...