19/04/2022

O Mercenário #2 e #3

Recomeço

Criado em meados da década de 1980, O Mercenário é uma série de contornos fantásticos, que combina elementos de feitiçaria e alquimia, alguns anacronismos, cenários imponentes e dragões voadores, para criar aventuras empolgantes de recorte clássico.

Depois da publicação do álbum inicial, O Fogo Sagrado, o seu autor, Vicente Segrelles, ponderou não avançar com a série, por achar que dava demasiado trabalho em função do retorno financeiro que recebia, mas os comentários entusiásticos que recebeu, entre os quais do cineasta Federico Fellini, levaram-no a prosseguir, conforme confidencia no caderno extra do volume 2. Nestas páginas, ausentes das edições que a Meribérica/Líber replicou na altura da publicação original, o autor vai explicando como aprimorou a sua técnica, revelando as fontes das suas histórias e alguns dos segredos por detrás dos álbuns e mostrando outros trabalhos de sua autoria (capas de livros, publicidade, quadros), o que faz delas uma mais valia da reedição em curso pela Ala dos Livros que, para além da lombada em tecido, beneficia igualmente das melhores condições de reprodução existentes hoje.

Este último aspecto é especialmente importante, dada a técnica de pintura a óleo utilizada pelo autor nesta banda desenhada, em que cada vinheta é transformada num pequeno quadro de estética apurada que apetece apreciar demoradamente. E se é indiscutível que desta forma é introduzido na narrativa algum imobilismo, que lhe retira o dinamismo que ela justificava, em termos estéticos é uma clara mais-valia que, então como hoje, faz toda a diferença.

Tomada a decisão de continuar as aventuras do Mercenário, os dois álbuns seguintes - A Fórmula e As Provas - funcionam como um novo início da série, com uma redefinição do protagonista, dos seus aliados e inimigos, bem como uma nova caracterização dos cenários e o estabelecimento do âmbito de actuação da Ordem da Cratera, onde o Mercenário poderá ingressar se cumprir a missão que lhe será confiada.

Se os argumentos podem soar algo simplistas e lineares, Segrelles consegue introduzir neles volte-faces e surpresas que, por entre armadilhas e combates épicos, a par das paisagens inóspitas e misteriosas, dos lugares fantásticos, das criaturas de pesadelo e das belas mulheres, tornam estas histórias mais estimulantes e desafiadoras.


O Mercenário #2 - A Fórmula
O Mercenário #3 - As Provas
Vicente Segrelles
Ala dos Livros
Portugal, Março de 2022
235 x 310 mm, 64 p., cor capa dura
19,90€

(versão retocada do texto publicado no Jornal de Notícias online de 8 de Abril de 2022 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Ala dos Livrosclicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...