11/04/2022

Sapiens Imperium

Polivalência


Jorge Miguel, nascido em 1963, deu nas vistas na BD com uma biografia de Camões e um álbum sobre o Fado. De comum aos dois, a faceta histórica retratada com um traço semi-caricatural.
Num percurso que o seu país não foi capaz de alimentar, trabalha actualmente para França, tendo a Arte de Autor e A Seita editado há pouco mais de um ano Shangai Dream, uma história romântica e um tributo ao cinema, ambientada na II Guerra Mundial, em que o traço evoluiu para um estilo mais realista, que reencontramos em Sapiens Imperium, o seu trabalho mais recente proposto pelas mesmas editoras.

Da História à ficção-científica, Jorge Miguel revela uma polivalência gráfica, que o torna tão capaz de fazer um retrato de época como de recriar um mundo futurista em que a tecnologia contrasta com a sua natureza primitiva, em que seres humanos, extraterrestres e robots convivem, raramente de forma harmoniosa.

Na base desta saga, está um punhado de seres humanos desterrados num planeta prisão na sequência de um golpe de estado, onde são explorados pelos vencedores. Escrita por Sam Timel, como uma história de superação e de luta por valores nobres, Sapiens Imperium apresenta algumas lacunas e saltos temporais forçados (para caber nas 120 páginas disponíveis?) mas, se pode ser lida como uma obra fechada, também pelo referido, tem tudo para funcionar como alicerce para a construção de uma longa saga de ficção-científica: personagens fortes, acção, aventura, romance, alianças e traições, em mundos originais e surpreendentes.

Resta saber se é isso que vai acontecer.


Sapiens Imperium
Sam Timel (argumento)
Jorge Miuel (desenho)
Arte de Autor/ A Seita
Portugal, Dezembro de 2021
210 x 285 mm, 120 p., cor, capa dura
24,00

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 1 de Janeiro de 2022; imagens disponibilizadas pela Arte de Autor e por A Seita; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...