14/04/2022

O Grande Gatsby

Nem sempre...




Na actual tendência para a adaptação de obras literárias em BD - num curioso regresso a um certo passado, conforme já referido por aqui - a oferta (estrangeira) é grande e as opções são muitas.
Não são todas para os mesmos leitores e nem todas são especialmente felizes.

Em termos de público, penso que se podem dividir em três grupos principais: as destinadas a jovens leitores sobre o prisma que assim podem descobrir as obras originais de forma mais chamativa; as vocacionadas para leitores de BD, pela forma como esta forma narrativa se apossa dos romances originais; as outras, destinadas a todos em geral e a ninguém em particular (cuja explanação poderia dar pano para mangas - não é esse o meu objectivo agora).

Entre nós, curiosamente - ou talvez não - a maior parte destas adaptações de obras literárias em banda desenhada, têm surgido no catálogo de editoras geralmente pouco viradas para a BD.

Naturalmente, pode dizer-se - contrariando o 'curiosamente' escrito acima - porque, para além de tentarem seguir uma tendência (supostamente lucrativa) muitas vezes já possuem no seu catálogo as obras originais, acreditando que desta forma elas também ganham outra visibilidade.

Neste particular, a Relógio D'Água tinha sido até agora especialmente feliz nas suas escolhas, já que a par do magnífico 1984, disponibilizara igualmente versões interessantes de Fahrenheit 451 e de Mataram a Cotovia.

O mesmo não se pode dizer agora, desta versão de O Grande Gatsby assinada por Fred Fordham e Aya Morton, por duas ordens de razões. A primeira - na enunciação, não seguindo nenhuma ordenação especial - é o grafismo aplicado à obra: demasiado estático, forçado nos rostos demasiado semelhantes e sem expressão, plano e desprovido de volumes, pouco pormenorizado, faz com que se perca em boa parte um dos elementos fulcrais do romance original de F. Scott Fitzgerald: a imponência do sonho americano nos anos 1920 - em oposição à podridão moral da aristocracia e aos excessos de uma juventude sem ambições nem princípios, retratado através das vidas fúteis e decadentes de Nick, Gatsby, Daisy, Jordan, Tom...

Por outro lado, esta adaptação depende demasiado dos textos de Fordham, várias vezes excessivos por demasiado descritivos, impossibilitando que o desenho assuma por inteiro uma verdadeira componente narrativa.


O Grande Gatsby
Fred Fordham (argumento)
Aya Morton (desenho)
Relógio D'Água
Portugal, Março de 2022
155 x 231 mm, 216 p., cor, capa cartão com badanas
17,50 €

(imagens disponibilizadas pela Relógio D'Água; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para os aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...