12/04/2022

Outcast #6 (de 6)

Confronto final



Rome é uma pacata cidadezinha semi-rural, na Virgínia Ocidental, algures na América profunda.

É lá que, aos poucos, alguns habitantes vão sendo acometidos por uma estranha tosse e um comportamento ausente, que se torna violento, que o reverendo Anderson classifica como possessão, iniciando uma cruzada de exorcismos que apenas tem como resultado o estender do fenómeno.

A seu lado, primeiro contrariado, depois voluntariamente, surge Kyle Barnes, cuja presença, por algum motivo, incomoda os possuídos. Ele é um jovem cuja vida entrou numa espiral de auto-destruição, após a aparente entrada em coma da mãe e o divórcio litigioso com a mulher Allison, que o afastou da sua filha Amber. Os choques de Kyle com o reverendo Anderson quanto à interpretação religiosa ou não do fenómeno, a forma como ambas as facções o tentam aliciar, o seu desejo de reconstituir a vida familiar e as suas hesitações quanto a aceitar o papel de destaque no combate aos possuídos, conferem a Outcast uma relevante faceta humana.

Escrito por Robert Kirkman, o criador de i, Outcast foi c0mprado pela televisão ainda antes de ter sido desenvolvido em BD, mas o sucesso não foi o mesmo e a série seria cancelada no final da primeira temporada.

Curiosamente, neste caso a versão televisiva era bem mais fiel ao original do que a mais famosa história de zombies, quase parecendo uma transposição para o ecrã de vinheta a vinheta, assumindo o ritmo pausado que a BD apresenta. Uma das principais características desta são os diálogos contidos, muito assertivos, que privilegiam a narração gráfica de Paul Azaceta, assente num grafismo áspero e algo rude, reforçado por um magnífico uso das cores, maioritariamente planas. O todo faz sobressair o registo de terror adoptado pelos autores, sustentado também pelas dúvidas, a incerteza e o desconhecimento que marcam a maior parte do relato.

Com a opção da G. Floy de condensar a edição portuguesa em seis volumes em lugar dos oito originais, o mais recente, A escuridão cresce/A fusão, é também o último da saga - mais uma c0ompleta em português! - e, sendo duplo, tem a vantagem de acompanhar de mais próximo o suspense em crescendo, enquanto se aproxima o dia daquilo que os possuídos denominam como a grande fusão. Esta opçãpo reforça o clima de suspense em crescendo, que culmina num confronto épico entre as duas facções, no qual o papel principal não será caberá aos protagonistas mais previsíveis. A descompressão final acrescenta algumas explicações e, inevitavelmente num registo de terror, deixa a pairar a dúvida insidiosa se tudo estará realmente terminado.


Outcast #6: A escuridão cresce/A fusão
Robert Kirkman (argumento)
Paul Azaceta (desenho)
G. Floy
Portugal, Fevereiro de 2022
170 x 260 mm, 240 p., cor, capa dura
32,00

(versão aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias online de 1 de Abril de 2022 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela G. Floy; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...