Tentações
Combinar
universos, mesmo que próximos, é muitas
vezes
uma tentação; os resultados - neste caso como em tudo - variam
conforme a inspiração.
Neste
particular, o
(re)encontro - pois obviamente já se conheciam antes - de Shang-Chi
com o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico e alguns Vingadores cumpre
os seus propósitos e proporciona uma leitura escorreita, mas sem
mais.
A principal razão para me ter detido neste volume - como no anterior - foi a assinatura de Gene Luen Yang no argumento, depois de ter lido esparsamente ao longo dos anos algumas obras bem conseguidas dele.
Na base desta história, iniciada no tomo anterior, está a eterna dualidade bem/mal, exacerbada após Shang-Chi ter aceite substituir o seu pai à frente da Sociedade das Cinco Armas, uma das mais poderosas sociedades secretas criminosas. Mas fê-lo com o objectivo de transformá-la, a partir de dentro, numa organização que defende e pratica o bem, mas, logo à partida, conta com a oposição - e mais do que isso, com a incompreensão - daqueles que lhe são próximos, enquanto que, na sombra, alguém orquestra a sua destituição.
Num mini-(segmento-de-)arco que proporciona sucessivos encontros/enfrentamentos com os principais super-heróis Marvel, Shang-Chi terá que (também) os convencer dos seus propósitos nobres, mesmo que tudo, aparentemente, pareça indicar o contrário
Relato linear, narrado com dinamismo e sem deixar tempo para grandes introspecções, mesmo que nele sejam colocados frente a frente os dois lados da moeda e questionada a (im)possibilidade (?) de os alinhar, Shang-Chi contra o Universo Marvel, apesar de um traço pouco inspirado de Dike Ruan (e alguns problemas de reprodução/impressão?), é uma leitura descontraída e que entretém, pese embora a estranheza - para mim - da combinação de dois mundos que, na realidade, me parecem ter pouco em comum.
Shang-Chi
contra o Universo Marvel
Compila
os comics Shang-Chi vs. The Marvel Universe #1-#6 (2021)
Gene
Luen Yang
(argumento)
Dike
Ruan
(desenho)
Panini
Brasil,
Março
de
2022
(actualmente distribuída em Portugal)
179
x
260 mm, 136
p., cor,
capa cartão
R$32,90 / 10,60
€
(capa disponibilizada pela Panini; prancha disponibilizada pela Marvel; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)
Muito fraco heróis metidos a martelo no meio de cada comic, Pior que este só a saga do clone do Miles,
ResponderEliminar