Passado e presente... para o futuro
Com este quarto volume, fica fechada em pouco mais de um ano a recuperação de todos os tablóides de Horácio, escritos e desenhados por Maurício de Sousa, para os suplementos infantis dos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo.
Passado
São 30 anos de páginas de Horácio, publicadas nos jornais, na Folhinha e no Estadinho; publicação intensa - semanal - nos primeiros tempos, cada vez mais esparsos como fruto do crescimento do universo - dos selos, do império - de Maurício de Sousa, nos anos finais.
Ao longo destas três décadas, o protagonista - nunca ou raramente herói - foi-se aproximando do seu criador - assumindo os sonhos e desejos que o nortearam, transmitindo os seus medos e dúvidas, espelhando (?) uma ou outra paixão (ou desilusão), aqui e ali as suas irritações ou momentos maus da vida. Numa expressão só, sem deixar de ser dinossauro num mundo primitivo, foi-se tornando cada vez mais humano. E assumindo-se como caso único num universo imenso e diversificado, no qual é indiscutivelmente a criação mais pessoal - e querida - do seu autor.
Presente
Por um lado, a concretização do que nem sonho seria há poucos anos, a edição integral das histórias originais de Horácio publicadas sob a forma de prancha naqueles dois jornais. Ou seja, a recuperação de um património riquíssimo, único e importantíssimo da banda desenhada - histórias em quadrinhos... - brasileira e mundial.
A recuperação com toda a qualidade e o enquadramento necessários para compreender e admirar (mais) o percurso do criador e da criação.
Por outro lado, presente porque a entrevista a Maurício de Sousa que (quase) encerra este volume é um depoimento oportuno que reflecte hoje, sobre uma obra, um trajecto como há poucos no mundo dos quadradinhos.
...para o futuro
Fica uma edição de enorme qualidade, cujo conteúdo não perdeu com a passagem de décadas e que merece ser lido e relido sucessivamente.
Uma edição em quatro belos volumes, com o atractivo deste último trazer uma caixa arquivadora para a colecção, como prémio para quem acreditou no projecto desde o início - e como desafio sedutor a quem o começar pelo fim.
Presente e futuro
...ainda, porque a prancha final deste livro, escrita e esboçada por Maurício especialmente para esta edição, podendo ser considerada por alguns óbvia e expectável, é também uma bela conclusão para o percurso de Horácio, reafirmando o poder do sonho e a crença no amor, na família e na amizade - que foram e são, afinal, as bases de toda a obra do seu criador.
Horácio
Completo: 1982
a 1992
Maurício
de Sousa
Brasil, Setembro
de 2022
210
x 280 mm, 308
p., cor, capa dura
R$
129,90
Volume
IV
de IV
Posfácio de Sidney Gusman
Pipoca
& Nanquim
(imagens disponibilizadas pela Pipoca & Nanquim; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)
Sem comentários:
Enviar um comentário