08/11/2023

O Regresso do Capitão Nemo

Final em beleza… quase


Com O Regresso do Capitão Nemo fecha a sétima série da colecção Novela Gráfica, possivelmente aquela em que as propostas foram menos consensuais e mais desafiadoras - afinal um dos principais propósitos da Levoir ao criá-la.
E fecha em beleza, com o mais recente livro de um dos mais fabulosos livros que a banda desenhada já nos proporcionou, o d’As Cidades Obscuras, editado em simultâneo com a edição original francófona.

Digo-o no sub-título - justifico-o agora - que termina quase em beleza, porque, sem fundamentalismos, este não é um livro de banda desenhada, como os autores desde o princípio assumiram (e como já não o era, nesta colecção, o Estampas 1936). A sua inclusão numa colecção de BD, a par do uso e abuso que noutros quadrantes se tem feito da designação ‘novela gráfica’, acaba por contribuir para a confusão e para o esvaziamento de uma terminologia que fazia bastante sentido e devia servir para distinguir.

Entendo que alguns possam afirmar que o importante é que o livro esteja publicado cá - e é um crime não o aproveitar ao preço que a Levoir o propõe agora em banca - mas há efeitos que a longo prazo se revelam nefastos e que eram desnecessários.


Mas passemos a este O Regresso do Capitão Nemo, evocação de uma das personagens míticas da literatura de aventuras e mais do que isso, uma justa homenagem a uma das personalidades que serviram de inspiração para Schuiten e Peeters desenvolverem os mundos das Cidades Obscuras, o escritor francês Jules Verne.

Centrada em Nemo e numa curiosa evolução do seu Nautilus, transformado numa futurista combinação do veículo tecnológico com um cefalópode gigante, vamos com ele percorrer locais naturais ou de criação humana, até uma curiosa e desafiadora aproximação da criatura ao criador, momento último de uma homenagem em que, inevitavelmente, se destacam as belíssimas ilustrações de Schuiten, rigorosas, tecnicamente perfeitas, visualmente deslumbrantes e que obrigam a demorar o olhar, encher os sentidos e deixarmo-nos mergulhar no muito que evocam, mostram e antecipam, deslumbrando-nos de um modo que as palavras não conseguem descrever.

E se bem que O Regresso do Capitão Nemo possa saber a pouco e deixe até a sensação que a partir das suas imagens ficaram histórias por explorar - ou que nós esperávamos dada a riqueza do universo em que foi inserido e a inovação gráfica e temáticas que os títulos anteriores sempre afirmaram - a verdade é que a dicotomia documentário/ficção que este volume ostenta faz jus ao talento de que os autores sempre deram - e afinal continuam a dar - provas.


Nota final sobre a edição

Se noutras alturas houve que apontar o dedo à Levoir por escolhas menos conseguidas em termos de papel e impressão, desta vez - com o dedo de Schuiten e Peeters também, possivelmente - só há que dar parabéns à editora porque em termos gráficos e de acabamentos O Regresso do Capitão Nemo não tem nada a apontar - mesmo que possa ficar aquém da sumptuosidade que facilmente adivinho na edição original, mas que seria incomportável para a sua inclusão num lançamento de bancas e quiosques.

Uma palavra final para o conseguido prefácio de Hugo Pinto, que destaca o tom maravilhoso, exaltante e mágico do universo das Cidades Obscuras, pese embora o facto de transpor a ténue linha de fronteira que este tipo de exercício enfrenta e desvendar demasiado da história...


O Regresso do Capitão Nemo
Colecção Novela Gráfica VII / 2023 #10
Benoït Peeters (argumento)
François Schuiten (desenho)
Prefácio de Hugo Pinto
Levoir/Público
Portugal, 2 de Novembro de 2023
230 x 310 mm, 96 p., pb/cor, capa dura
13,90 €

(imagens disponibilizadas pela Levoir; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...