A esvoaçar
Uma das coisas boas que me tem proporcionado o ser leitor, é a quantidade de vezes que já fui agradavelmente surpreendido por obras sobre as quais não tinha (grandes) expectativas. A segunda 'temporada' de Butterfly Beast foi a mais recente.
Sem ter lido os dois volumes da primeira 'temporada', avancei pouco menos do que às cegas para mais um manga disponível em português e a verdade é que a leitura foi tão agradável e desafiante que os volumes já disponibilizados por A Seita foram lidos num ápice.
A decorrer no início do período Edo, no Japão, por volta de 1636, tem como protagonista, Ochô, a Borboleta, uma bela mulher que trabalha como prostituta no bairro de Yoshiwara, mas essa ocupação funciona apenas como disfarce para a sua verdadeira missão: caçar antigos shinobi, guerreiros extremamente treinados, como ela, que anseiam pelo regresso ao antigo Japão feudal e ao estado de guerra civil permanente.
Dessa forma, o relato balança entre as cenas de alcova e os combates, bem encenados e desenhados de forma realista e dinâmica - umas e outros mais reveladores, explícitos e violentos do que seria expectável numa criação nipónica.
Mas, o principal interesse de Butterfly Beast, são as relações que se vão criando com e em torno de Ochô e, nesta segunda temporada, na narrativa principal - se assim posso escrever - o confronto entre ela e os seus aliados com os cristão japoneses caídos em desgraça perante a nova governação que, para tentarem regressar aos privilégios e poder que já detiveram, se aliam a antigos shinobi. Com este último aspecto a levantar questões históricas interessantes e a revelar mesmo ligações entre religiosos portugueses e o Japão.
Propositadamente limitado, este resumo entreabre apenas a porta para uma narrativa mais complexa e bem urdida, com várias ramificações, sem perder de vista as duas temáticas já referidas que a balizam, o que torna o conjunto mais desafiador e estimulante - e pede que o intervalo entre volumes seja menor...
Butterfly
Beast II #1 e #2
Yuka
Nagate
A
Seita, selo Ikigai
Portugal,
Novembro
2023/Abril
2024
128
x 190
mm, 224
+ 216
p., pb,
capa cartão
9,99
€
(cada)
(imagens disponibilizadas por A Seita; clicar nesta ligação para ver mais pranchas do volume #1 ou nesta para ver mais pranchas do volume #2 ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário