O que vemos quando olhamos?
A
sinopse afirma que 'desde o nascimento, Barthô vê o mundo de um
jeito muito peculiar';
vê-o com os olhos de uma pessoa 'simples', deixem escrever assim,
sem maldade e com muita inocência.
O
mal - dele e nosso, porque todos somos influenciáveis e tantas vezes
vemos o que os outros querem e
não o que está lá -
é quando supostos amigos turvam e distorcem essa sua visão.
'Peculiar', copiei acima. De 'atrasado', 'imbecil' ou 'parvo', dirão muitos - dizem muitos nestes dias que passam.
Por isso, aquele rapaz grande, simples, um pouco aluado e de grande coração, vai ser gozado, primeiro, influenciado depois, instrumentalizado, finalmente, para gáudio e satisfação de uns quantos - eles sim - 'anormais'.
Metáfora poética e delicada sobre a diferença e a forma como ela é encarada, Os Olhos de Barthô, que marcam a estreia no nosso país da nova casa de edição Lamb'Lambe Editora, revela aos portugueses o brasileiro Orlandelli, com o seu traço esguio e o belo trabalho de cor, de quem eu já tinha sugerido aqui o sublime Chico Bento: Arvorada.
Se pelas razões que expliquei no respectivo texto, Arvorada significou muito para mim, Barthô - e o seu olhar - comprovam o olhar atento e meigo do autor sobre seres humanos, que a proximidade ou a especificidade tornam especiais. No bom sentido.
A Editora
Recém-formada, a Lamb'Lambe Editora tem como objectivo "apresentar os mais actuais e relevantes artistas do cenário brasileiro (...) argumentistas e desenhistas desconhecidos do público português que estejam a fazer algo diferente no Brasil".A opção por manter o texto brasileiro, com algumas notas em rodapé, é compreensível mas pode ser um obstáculo para alguns leitores mais jovens. Será algo que a editora terá de avaliar.
O livro está já disponível em livrarias especializadas e também pode ser pedido através do Instagram da editora ou, em breve, através do site. Uma nota ain da para o QR Code da contracapa que permite o acesso a páginas comentadas pelo autor (como a primeira que ilustras este texto) e outras informações e extras.
Depois da estreia com este Os Olhos de Barthô, deverá seguir-se, mais perto do final do ano, Você não me conhece, de Guilherme Sousa.
Os
Olhos de Barthô
Orlandeli
Lamb'Lambe
Editora
Portugal,
Junho
de 2024
170
x 240
mm, 96
p., cor,
capa cartão
com badanas
13,00
€
(portes incluídos)
(imagens disponibilizadas pela Lamb'Lambe Editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário