26/11/2010

Blake e Mortimer - A Maldição dos Trinta Dinheiros - Tomo 2 - A Porta de Orfeu

Jean Van Hamme (argumento)
Antoine Aubin (desenho)
Étienne Schréder (cenários e arte-final)
Edições ASA (Portugal, Novembro de 2010)
236 x 316 mm, 56 p., cor, cartonado

Chega hoje às livrarias nacionais um dos álbuns de banda desenhada mais aguardados do ano. Lançado pela ASA em simultâneo com a edição original francesa, trata-se de uma nova aventura de Blake e Mortimer, mais concretamente “A Porta de Orfeu”, o segundo tomo do díptico “A Maldição dos Trinta Denários”, que levou os fleumáticos heróis britânicos até à Grécia, onde teriam sido descobertas as moedas com que Judas foi recompensado por ter entregue Jesus Cristo ao sinédrio judaico.
Partindo de uma boa conjugação entre factos históricos, a tradição judaico-cristã e ficção, Jean Van Hamme construiu uma intriga forte e credível, situada em meados dos anos 50 do século passado. Nela, estes dois heróis de referência da BD franco-belga, criados por Edgar. P. Jacobs em 1946, têm que defrontar mais uma vez o coronel Olrik, desta vez coligado com um antigo oficial nazi que pretende restaurar o III Reich com a ajuda da maldição associada às moedas.
Maldição que parecia ter também afectado a génese da obra, pois o primeiro tomo, sofreu diversos atrasos, o último dos quais causado pelo falecimento súbito do seu desenhador, René Sterne, tendo a obra sido concluída mais tarde pela sua esposa, Chantal De Spiegeleer.
Para este tomo, a parte gráfica foi entregue a Antoine Aubin, um autor sem grande experiência em banda desenhada mas que conseguiu entrar no espírito da obra com um traço a um tempo artesanal e dinâmico, tendo contado com o auxílio de Étienne Schreder nos cenários e na passagem a tinta. O resultado foi de tal forma satisfatório que Van Hamme prepara já novo argumento de Blake e Mortimer para ele desenhar.
A edição portuguesa da ASA tem também como aliciante a existência de duas capas diferentes, uma igual à original e outra, exclusiva para a FNAC.

(Texto publicado no Jornal de Notícias de 26 de Novembro de 2010)

4 comentários:

  1. Anónimo1/9/13 09:24

    Bom dia,
    Pra os que se divertiram com a parodia de Blake & Mortimer, assinalo apos o volume 1 'Menaces sur l'Empire", o álbum "Le Piège Machiavélique" vai sair em outubro proximo às ediçóes Gomb-r (www.gomb-r.com) en versáo de luxo tela cor de laranja com paginas de bonus, 2 ex-libris, etc.
    Os álbuns de os novos autores de la série Blake&Mortimer já têm saido em versáo de luxo tela vermelha (L'Affaire Francis Blake e La Machination Voronov) e o próximo "L'Etrange Rendez-Vous" sairá fim de outubro.Muitos bonitos álbuns.
    Cordialmente
    Pierre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cher Pierre,
      Merci pour l'information!

      Bonnes lectures!

      Eliminar
  2. Anónimo4/9/14 17:07

    Viva. Não consigo encontrar isto à venda em lugar nenhum. Chegou mesmo a ser editado? Pensei que o tinha comprado na altura, mas não o tenho comigo, pelo que começo a duvidar que alguma vez o tenha visto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      Foi mesmo editado!
      Onde o comprar é que é mais difícil, pois a ASa/Leya já não o tem em catálogo e numa rápida pesquisa que fiz não o encontrei em nenhum lado...

      Boas leituras... e boa sorte!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...