03/11/2010

Leituras ASA

New Born – 10 Dias no Kosovo
Ricardo Cabral (argumento e desenho)
“O Kosovo do Ricardo não é o mesmo país que encontramos nas notícias e nos títulos dos principais órgãos de comunicação ou nos relatórios e telegramas diplomáticos de Bruxelas, Nova Iorque, Moscovo e Washington.
Munido de lápis e câmara fotográfica, Ricardo vê para lá da superficialidade do estereótipo político, e capta a vida linda que as pessoas comuns levam no seu dia-a-dia.”

Lucky Luke contra Pinkerton
Pennac e Benacquista (argumento)
Achdé (desenho)
(livro disponível com 3 capas diferentes: edição geral, edição com o jornal Público, edição FNAC)
Regressado de uma missão no México, Lucky Luke descobre que um novo herói conquistou o Oeste: Allan Pinkerton. Este, adepto de métodos de investigação revolucionários e da tolerância zero, quer “pôr na reforma” o justiceiro solitário, com a finalidade de ganhar importância e consequentemente os favores do presidente Lincoln. Será que vai conseguir?

Blake e Mortimer - A Maldição dos Trinta Denários, vol. 2
Jean Van Hamme (argumento)
A. Aubin (desenho)

Há cerca de 2000 anos, o Apóstolo Judas vendeu Cristo aos Romanos por trinta dinheiros de prata. Blake e Mortimer devem encontrá-los antes que originem mais uma sangria. De facto, o antigo SS Von Stahl tenta apoderar-se dessas malditas moedas, convicto de que o seu poder maléfico lhe permitirá controlar o mundo. Para isso, recorre aos préstimos de Olrik, depois de o ter libertado de uma prisão americana. Mais do que nunca, o ambicioso "coronel" está decidido a vingar-se dos seus velhos adversários.

O Escorpião #6 - O Tesouro do Templo
Desberg (argumento)
Marini (desenho)
O Escorpião, a cigana Méjai e Ansea, conseguiram libertar-se da gruta de Capadócia na qual julgavam poder encontrar a verdadeira Cruz de S. Pedro e o fabuloso Tesouro dos Templários. Uma inscrição numa espada parece indicar uma pista que conduz à última fortaleza dos Templários... Será o Escorpião, Méjai ou Ansea a levar até Roma a verdadeira Cruz de Pedro?

Dilbert - Atitude Positiva Dilbert
Scott Adams (argumento e desenho)

Para provar que os CEO das empresas são realmente ignorantes, que as apresentações em PowerPoint são, na melhor das hipóteses, inúteis, e que o maior inimigo do escritório é uma força omnipresente a enfrentar, o criador de Dilbert, Scott Adams, oferece-nos um novo livro, desta vez integralmente a cores. Dibert continua a ser a voz do homem comum, lutador e residente em cubículos. Com o seu dúbio melhor amigo Dogbert e um elenco de personagens de escritório tão reconhecíveis para aturar, Dilbert tenta sobreviver no marasmo que é o mundo empresarial.

Astérix & Companhia
Uderzo (desenhos)
“Muitos leitores estão convencidos de que os personagens das aventuras de Astérix o Gaulês são estrelas! Mas os nossos heróis, que entendem por bem não levar isto nada a sério, decidiram brincar com este vedetismo, Assim, um a um, os gauleses, os romanos, os piratas e outros, expuseram-se pessoalmente, posando sob os holofotes, para tirarem um retrato à maneira das estrelas dos tempos áureos de Hollywood.”

Dragon Ball #2 – O fim da busca
Continuam as aventuras de Son Goku e dos seus amigos na busca das Bolas de Dragão; após várias peripécias, as mesmas são reunidas mas acontece que depois de o desejo pedido ser concedido, as bolas transformam-se em pedras e espalham-se pelo planeta, não podendo ser usadas e detectadas durante um ano…



As Aventuras de Tintin
Hergé (argumento e desenho)
(nova tradução e novo formato: 160 x 220 mm)


A Ilha Negra
“Ao ajudar um avião com problemas, Tintin leva um tiro. Encontra pistas dos agressores e os indícios levam-no até Inglaterra onde um certo Dr. Müller tenta matá-lo. Após conseguir escapar, Tintin persegue-o. Encontra vestígios do agressor na Ilha Negra, conhecida por ter uma "besta". É lá que descobre o esconderijo de uma quadrilha: Müller e seus comparsas, que são falsificadores de dinheiro. Tintin consegue prendê-los e revela a verdadeira natureza da besta: um gorila.
A primeira versão da Ilha Negra data de 1938 e a colorida de 1943. Em 1965, Hergé redesenhou inteiramente o álbum a pedido dos seus editores ingleses, que julgavam a representação da Grã-Bretanha ultrapassada. Pode observar-se um certo desequilíbrio entre o desenho moderno e Tintin, que continua o dos anos 30. De facto, A Ilha Negra é o único álbum da série que tem três versões diferentes.

O Ceptro de Ottokar
Tintin, acompanhando um velho professor, chega a um pequeno país do Leste da Europa, chamado Sildávia. Descobre que outro país, a Bordúria, quer apoderar-se do controle do reino, roubando o Ceptro de Ottokar. Este é venerado pelo povo e o imperador deve usá-lo no desfile de São Vladimir, festa nacional da Sildávia, caso contrário perderá o direito ao trono. Tintin descobre isto e tenta avisar o imperador, mas é impedido de entrar no palácio real, o castelo de Kropow, que está fortemente protegido por tropas imperiais. Apesar disso, o espião da Bordúria, Mustler, consegue roubar o Ceptro e tenta fugir do reino. Tintin consegue recuperar o Ceptro e retorna ao palácio, mesmo antes do começo do desfile. Assim a Sildávia mantém a independência.
▻ Nesta aventura é apresentada a personagem Bianca Castafiore.
▻ O nome Mustler é uma paródia com os nomes Mussolini e Adollf Hitler;
▻ Os habitantes da Bordúria assemelham-se aos nazis, devido aos aviões e aos uniformes.

O Caranguejo das Tenazes de Ouro
O caso da morte de um marinheiro investigado por Dupond e Dupont, está relacionada com o que parece ser uma lata de caranguejo. Tintin embarca num cargueiro chamado Karaboudjan, onde é capturado por um bando de criminosos que escondem droga dentro de latas iguais. Tintin consegue escapar num bote, juntamente com o capitão do navio, Haddock, que completamente alcoolizado acaba por afundar o bote. Entretanto, um hidroavião tenta matá-los, mas os nossos heróis conseguem apoderar-se dele, acabando por se despenhar no deserto. São salvos pela legião estrangeira francesa que os leva até um porto em Marrocos, onde o capitão Haddock reconhece o seu navio. Tintin e a polícia conseguem capturar a quadrilha.

(Resumos da responsabilidade da editora)

1 comentário:

  1. caro Gizmo,
    Agradeço a visita.
    Quanto ao teu pedido, o objectivo deste blog é incentivar a leitura de banda desenhada (maioritariamente em livro...) e promover o trabalho das editoras que a editam.
    A disponibilização online de livros (neste caso de BD) é ilegal e vai contra os meus objectivos e os meus princípios. Por isso, de forma alguma colaborarei jamais em qualquer iniciativa desse tipo.
    Com os melhores cumprimentos,
    Pedro Cleto

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...