13/11/2010

O Sonho do João: A Visita de D. Manuel I a Castro Verde - Lançamento

Miguel Rego e Joaquim Rosa (argumento)
Joaquim Rosa, Sara Paulino e Rafael Afonso (desenho e cor)
Câmara Municipal de Castro Verde (Portugal, Outubro de 2010)
230 x 315 mm, 28 p., cor, agrafado

Notícia

O livro de banda desenhada “O Sonho do João, editado pela Câmara Municipal de Castro Verde, no âmbito das Comemorações dos 500 anos da Doação dos Forais a Castro Verde e Casével pelo rei D. Manuel I, vai ser apresentado hoje no Centro de Convívio de S. Marcos da Ataboeira. No mesmo local está patente uma exposição relacionada com esta obra.
Este é um projecto elaborado em colaboração com a Escola Secundária local, tendo argumento de Miguel Rego e ilustrações de Joaquim Rosa, Sara Paulino e Rafael Afonso, respectivamente docente e alunos daquele estabelecimento de ensino.

Resumo
A história, ficcionada, conta as aventuras do João e dos seus amigos Salomão e Ahmed, aquando dos preparativos da festa de entrega dos forais de Castro Verde e Casével, documentos que são roubados por um grupo de malfeitores que eles têm que descobrir para os recuperar.

Desenvolvimento
Mais um projecto apoiado por uma autarquia, este O Sonho do João, apesar de algumas limitações devidas ao “amadorismo” dos autores – e não interpretem mal o termo, que apenas indica falta de prática na prática (!) da banda desenhada – consegue surpreender.
Por um lado, porque está bem escrito, sem o habitual (noutros casos similares) recurso excessivo a textos de apoio, com a narrativa, embora simples e linear, a desenvolver-se de forma cadenciada e sem quebras.
Graficamente, é verdade que o traço utilizado, embora sendo equilibrado quanto à representação da figura humana e com algum dinamismo, revela várias insuficiências e alguma inconstância qualitativa – perfeitamente aceitáveis e compreensíveis face à tal falta de experiência. Mas que de certa forma é compensada por um agradável trabalho de colorização e de aplicação de sombras e pela planificação diversificada, o que também é devido à utilização de pontos de vista diversificados, alguns dos quais bem conseguidos, como é o caso do picado aqui reproduzido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...