14/04/2012

Titanic (II) - Titônica











Clássicos do Cinema Turma da Mônica #5
Estúdios Maurício de Sousa
Panini Comics (Brasil, Dezembro de 2007)
190 x 275 mm, 48 p., cor, brochado, bimestral
R$ 5,50 / 2,50 €


Na sequência do filme de James Cameron, os estúdios de Maurício de Sousa decidiram adaptar, ao seu modo e com as suas personagens - ou com os antepassados delas? – para os quadradinhos a história do fabuloso paquete, baseando-se naquela película, possivelmente a única forma de abordar o tema sem ferir susceptibilidades nem arriscar uma utilização do seu humor de forma menos politicamente correcta.
Logo à partida, uma diferença: a viagem inaugural – que teve de ser adiada devido à força da Mônica… - tem Lisboa como ponto de partida e como destino o Brasil.
Como habitualmente nesta colecção, o enredo combina as cenas originais do filme – e os seus principais cenários - com as piadas e situações próprias da Turma da Mônica, algumas das quais bem conseguidas.
É o caso da declaração de Cebolinha, feita à popa do navio, em que se considera o “dono do mundo”, o seu desejo de ir para o Brasil para se tornar autor de BD… ou mesmo personagem de quadrinhos (!), a conjugação da viagem marítima com o pavor de água do Cascão, a sessão de desenho com modelo vivo na cabina da Mônica ou os inevitáveis trocadilhos com o Louco que – não por acaso…? – é o capitão do navio.
Uma referência também para o bom trabalho gráfico desenvolvido, com as personagens a utilizarem um guarda-roupa de época e com um bom aproveitamento dos espaços próprios do navio, que conjugados com uma boa utilização de pontos de vista diferentes, conferem à narrativa uma dinâmica nem sempre presente nas histórias da Turma.
No final, tal como o Titanic, também o Titônica embate num icebergue e naufraga (… embora por razões diferentes!), mas o desfecho – apesar da colagem às cenas ou mesmo a sequências completas da película – é bem menos trágico, permitindo que os protagonistas cheguem ao seu destino, o Brasil, constituindo famílias que, gerações mais tarde, possibilitaram que hoje em dia possamos ler as aventuras dos seus descendentes e entendamos algumas das suas características bem conhecidas…!

Nota
Sobre o mesmo tema ler também:
Titanic (I) - la Malédiction du Titanic
Titanic (III) - À procura de Sir Malcolm
Titanic (IV) - Selos & Quadradinhos (78)
Titanic (V) - Outras leituras



7 comentários:

  1. Pedrinho, mas tu tens tudo, hein???????
    Mostre fotos de sua bedeteca pra gente!!!!!
    Abracos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bira,
      Bem-vindo aqui às minhas leituras!
      Não tenho tudo nem tudo o que queria ter, mas tenho muita coisa...
      Estou a reorganizar os meus livros - eles estão sempre a aumentar e o espaço não estica... - e depois disso prometo algumas fotos por aqui...
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Muito legal a adaptação. O Louco como capitão do navio deve ser hilário mesmo. Rsrsrsr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro César,
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      E sim, o Louco como capitão do Titônica, é um bom achado!
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Sempre gosto de passar aqui, Pedro. Pois e', como eu, não tenho tudo que gostaria, mas tenho um monte delas... Meu problema e' que não dou mais conta de arrumar minha colecção. Tem fotos aqui da minha aqui:
    http://pipocaenanquim.com.br/quadrinhos/minha-estante-20-bira-dantas/
    Legal vc postar fotos da sua colecção para no's, curiosos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Bira!
    Pois, nunca temos tudo o que queremos e arranjamos sempre algo mais para desejar... O que não tem de ser obrigatoriamente mau!
    Pela minha maneira de ser e pelo facto de escrever sobre BD, tenho que ter os meus livros organizados para os encontrar sem dificuldade. Por isso, estão por géneros e/ou editora e/ou série e/ou autor...
    Prometo fotografias para breve!
    Boas leituras... de livros que tenha e encontre!

    ResponderEliminar
  5. jack dawson11/10/12 22:53

    muito chops vei muuuuuuuuuito massa mesmo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...