11/04/2012

Thorgal – O Senhor das Montanhas








Jean Van Hamme (argumento)
Grzegorz Rosinski (desenho)
ASA + Público (Portugal, 4 de Abril de 2012)
225 x 295 mm, 48 p., cor, cartonado
7,90 €



1.       Em Thorgal, a grande aventura anda (quase) sempre de mão dada com o místico e o/ou o fantástico.
2.      “O Senhor das Montanhas” - 15º título da série e 2º da colecção que a Asa e o Público começaram a disponibilizar, à quarta-feira, na semana passada - é um belo – e conseguido – exemplo disso.
3.      Após deixar Aarícia – de novo grávida – e Jolan, o seu filho, num povoado costeiro, Thorgal parte em busca de um drakkar que lhe permita chegar à aldeia natal da sua mulher, onde ela pretende dar à luz [Loba].
4.      Pelo caminho, ao fugir a uma avalancha de neve provocada por mão misteriosa, Thorgal vai ter a uma pobre cabana isolada, onde encontra Torric, um escravo adolescente fugido.
5.      Um curioso anel, encontrado junto às ruinas da lareira, vai proporcionar-lhe, ao longo da história, uma série de saltos temporais, ao passado e ao presente (futuro?), onde encontrará também a bela Vlana e o malvado Saxegaard.
6.      Com uma galeria de personagens assim limitada, “O Senhor das Montanhas” é, igualmente, uma curiosa variação sobre a história em espaço fechado. Fisicamente, entenda-se, porque temporalmente os quatro (serão?) protagonistas viajam no tempo ao longo de quase quatro décadas, enquanto Van Hamme, com mestria, se diverte – e nos diverte - a “brincar” com a temática das viagens no tempo.
7.      Enquanto arrasta Thorgal num turbilhão de sucessivos passados e futuros, através dos quais mostra como as acções que praticamos e as escolhas que fazemos, hoje, condicionam e moldam o que seremos/viveremos, amanhã.
8.     Ou nem tanto, porque há sempre que contar com o melhor – e/ou o pior… - do ser humano…



2 comentários:

  1. Obrigado Nuno,
    Já está corrigido.
    Era o desejo de ter os álbuns (ainda) mais baratos...
    Boas leituras... a preços moderados!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...