15/05/2012

Provérbios... com Gatos!








Catherine Labey
ASA (Abril de 2012)
165 x 220 mm, 48 p., cor, brochado com badanas
8,90 €


1.       As surpresas geralmente encontram-se onde menos se espera. Por isso são surpresas.
2.      Uma das mais recentes, devo-a a este “Provérbios… com  Gatos”. Possivelmente porque, à partida, a sua temática era para mim duplamente desinteressante.
3.      Porque sou avesso ao uso de provérbios – que geralmente servem de muleta – a propósito e a despropósito… - a quem não tem (ou tem poucas) ideias próprias; porque em muitos casos (co)existem em versões com sentido oposto, para haver sempre (pelo menos) um aplicável.
4.      Porque não tenho grande afinidade com gatos – nem com cães, esclareço já… - pela alergia (literal) que me provocam; porque me irrita crescentemente a forma demasiado humanizada como tantos – cada vez mais… - insistem em tratá-los em detrimento dos outros seres humanos.
5.      Apesar disso – de tudo isso – confesso que desfrutei com a leitura deste livro, assente no formato da tira, de imagem única ou, no máximo, dividida em duas ou três vinhetas, de traço simples mas bem legível e definido, e que trata os ditos e provérbios que todos - infelizmente…! – conhecemos, geralmente com humor, aqui e ali de forma original, propondo – fazendo – novas interpretações de ideias que o tempo parecia ter gasto ou mesmo esgotado.
6.      Características – o conceito, a(s) temática(s), a forma, a legibilidade - que fazem dele um livro que pode encontrar os seus leitores fora do círculo habitualmente restrito de quem lê BD.
7.      O que está longe de ser um defeito. Bem pelo contrário.
8.     E que podia – devia até? – ser uma ambição de quem cria quadradinhos…


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...