16/07/2014

Que revistas Marvel vais comprar? – Resultado do inquérito














Após cerca de três semanas, chegou ao fim o inquérito de As Leituras do Pedro sobre quais as edições Marvel que os visitantes deste blog preferem: portuguesas ou brasileiras.
Resultado e algumas considerações já de seguida.


A pergunta justificava-se pois, até Agosto, a maior parte das revistas brasileiras da Marvel – agora Nova Marvel- da responsabilidade da Panini Comics Brasil, mensalmente distribuídas em Portugal, vão repetir histórias já publicadas nas edições portuguesas Vingadores, X-Men ou Homem-Aranha Superior. Nalguns casos, terão as mesmas capas o que agravará a possibilidade de confusão.
O (aparente?) absurdo, segundo a Panini, tem como objectivo não privar os leitores da continuidade se eventualmente não se verificar a sustentabilidade económica das versões portuguesas.
Evidentemente, isto parece ser um tiro nos pés pois só o adensar da dúvida já pode levar alguns leitores a preferirem as edições brasileiras (na mão?) do que as portuguesas (a voar em breve?). Parece-me que seria mais sensato que a grande aposta da Panini fosse no produto (português) criado de raiz para Portugal e não no despachar de umas poucas centenas de exemplares que sobram da edição brasileira (e que por isso mesmo desde sempre foram difíceis de encontrar à venda no nosso país).
Em meu entender faria mais sentido a suspensão das edições brasileiras - pelo menos daquelas em que há histórias repetidas, até substituindo-os por outros - e, se o pior cenário (o fim da edição portuguesa) se confirmasse, promover a sua posterior retoma.

Passando ao inquérito em si, independentemente destas considerações, quero agradecer aos 125 visitantes deste blog que se deram ao trabalho de votar. Parece-me uma boa participação, que foi tendo lugar ao longo das três semanas, o que ajuda a credibilizar o resultado obtido.


Este, que se começou a desenhar desde o início e cuja expressão se foi acentuando ao longo dos dias, mostra que quase 90 % dos votantes (112) prefere as edições portuguesas.
Por nacionalismo? Pela língua? Pela melhor qualidade das edições? Porque é mais fácil encontrá-las? Porque preferem menos histórias por número? Talvez este possa ser o tema de um futuro inquérito…
É evidente que há uma percentagem de leitores que prefere as brasileiras. Pelo hábito? Pela segurança? Por terem maior oferta de conteúdo? Por serem mais baratas? Pela conjugação de tudo isto, talvez…
E alguns, até, naturalmente comprarão uns títulos em português e outros em brasileiro, para ter acesso a uma oferta mais alargada.

Se este inquérito puder servir como mais um dado para a Panini repensar a sua estratégia, ficarei satisfeito, mas há algumas acções que me parecem fundamentais para tentar garantir um futuro para as edições portuguesas:
            - divulgação capaz das revistas (mensalmente têm aparecido aqui no blog leitores interessados que as desconheciam) noutros meios que não apenas os blogs especializados em BD – cuja acção neste sentido tem sido fundamental;
            - criação de um sistema eficaz de disponibilização dos números atrasados (criando um fundo em Espanha, na distribuidora ou até numa ou mais lojas portuguesas que se mostrassem interessadas) para que os novos leitores possam completar as suas colecções;
            - sensibilizar a distribuidora para colocar as revistas todos os meses nos locais que já as vendem – e onde muitas vezes há mesmo reservas – eliminando as oscilações que se têm registado, com locais com boas vendas a serem pura e simplesmente riscados da distribuição;

            - os leitores, nalguns casos, deverão também mudar hábitos; se a BD desde sempre se vendeu em quiosques, hoje em dia a aposta na distribuição passa – prioritariamente? - por grandes superfícies e pelas FNAC, pelo que para muitos não será assim tão complicado procurar lá as edições que lhes interessam em lugar de se lamentarem que não chegam ao seu quiosque (escrevo naturalmente para quem vive nos grandes centros urbanos).

14 comentários:

  1. Saúdo a iniciativa e o resultado, assim como as sugestões. Uma coisa que me tem feito espécie tem sido o facto de, nas páginas finais publicitárias, serem invariavelmente referidos números passados. Por exemplo, no H-A Superior #5 não só publicitam o TPB do mês anterior (que teria saído exactamente um mês antes) Guardiões da Galáxia, como todos os números anteriores de X-Men e Vingadores e, pasme-se, o H-A Superior #0. Tudo isto estaria muito bem, se as edições antigas não fossem retiradas com tanta celeridade, nem havendo local próprio onde as encomendar.

    ResponderEliminar
  2. Espero bem que os senhores da Panini em Portugal vejam os resultados deste inquérito e que retirem as suas próprias conclusões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângelo,
      Os senhores da Panini são de Espanha e já lhes enviei os resultados...

      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Olá Pedro!

    Fiquei a saber agora desse pormenor, obrigado ;)


    Se possível, adoraria ver a resposta deles aqui publicada no blog. Fica a sugestão.

    Your friendly neighborhood,

    Angelo Silva

    ResponderEliminar
  4. Mas neste inquérito não tem a opção: as portuguesas X-Men, Vingadores e Aranha + as brasileiras Wolverine e Universo Marvel, que é assim que irei comprar.

    ResponderEliminar
  5. Pedro Queiroz17/7/14 12:20

    Eu gostaria de saber se a Panini "Portugal" vai editar a nova fase do Homem Aranha, começando no Amazing Spiderman #1.
    Entretanto acredito que os lançamentos especiais da Panini apanhem algumas histórias de Wolverine e outras que entrem nos livros Universo Marvel.
    Entretanto, e só para desabafo, há pouco comprei a versão original de Fear Itself em paperback e vai sair agora no Público 3 ou 4 x mais barato e em PT...

    ResponderEliminar
  6. Ainda acho que o valor da revista conta muito, dá para comprar mais revistas.

    ResponderEliminar
  7. Pedro:
    Fico contente por teres aceite o desafio que te fiz e realizar o inquérito. Os resultados são tão contrários à (aparente?) política editorial da Panini España que se torna assustador.
    Abraço,
    Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Nuno, a ideia foi tua e como a achei boa, correspondi ao desafio que me fizeste.
      E, sim, há uma grande disparidade entre os resultados e o que a Panini em Espanha (?) defende. Esperemos que eles a possam fazer reflectir.

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Mas a Panini Espanha defende o quê?

      Estes resultados, na minha opinião só constituem uma amostra significativa (10% num universo), se os leitores de comics em Portugal forem apenas 1000. Como acredito que existem bem mais leitores que esses, com estes resultados não se podem tirar conclusões nenhumas.

      Já agora o que significa "brasileiras com uma bd nova",e "brasileiras com várias bd's novas"?

      Eliminar
    3. Reignfire,
      Sem dúvida que o peso da votação é relativa, mas a expressão que ela atingiu parece-me significativa.
      A Panini Espanha defende a manutenção em simultâneo dos títulos comuns portugueses e brasileiros até perceberem se os portugueses se aguentam ou não...

      Quanto à tua pergunta final já vem tarde...Referia-me a "revistas brasileiras com pelo menos uma BD não publicada nas revistas portuguesas" e a "revistas brasileiras maioritariamente com bandas desenhadas não publicadas nas portuguesas"...

      Boas leituras!

      Eliminar
    4. Obrigado Nuno,
      Subscrevo o que escreveste. Esperemos que a Panini (nos) dê ouvidos...!

      Boas leituras... de revistas diferentes!

      Eliminar
  8. "A Panini Espanha defende a manutenção em simultâneo dos títulos comuns portugueses e brasileiros até perceberem se os portugueses se aguentam ou não..." - A mim não me incomoda. Tenho pena de Avante, Vingadores não voltar também, sempre podia acompanhar as histórias de Avengers Arena e Avengers Assemble.

    "Quanto à tua pergunta final já vem tarde...Referia-me a "revistas brasileiras com pelo menos uma BD não publicada nas revistas portuguesas" e a "revistas brasileiras maioritariamente com bandas desenhadas não publicadas nas portuguesas"..." Por mim mantinham as portuguesas e se quiserem enviar as brasileiras todas, eu não me importo. Antes a mais do que a menos. A Panini não iria à falência por causa disso. Compraria a Capitão América & Gavião Arqueiro pra ler Gavião Arqueiro e Vingadores Secretos. E por mim mandavam pra cá também a A Teia do Homem-Aranha Superior e a X-Men Extra e Ultimate Marvel e os TPB's e tudo.

    Este inquérito tem opções de resposta pouco compreensíveis, como as minhas dúvidas constatadas acima.

    E mesmo a pessoa podendo assinalar várias opções de resposta, isso prós resultados, não traz nada de conclusivo.

    As conclusões que eu retiro deste inquérito são: venham só as portuguesas e escusam-se de enviar as brasileiras pra cá, mesmo a Wolverine e a Universo Marvel que não são cá publicadas. Se a Panini levar a sério este inquérito, bye bye Wolverine e Universo Marvel. O que não é o meu desejo, e de certeza, o de muitos.

    Mas acredito, e tu Pedro, já tens experiência disso, que a Panini não dá importância aos desejos ou às sugestões dos portugueses.

    E não há necessidade de um inquérito para apurar aquilo que toda a gente sabe e que é óbvio: um leitor prefere ler uma revista nacional que uma equivalente importada em português do Brasil. Mas isso é em tudo - todos portugueses também preferem ver um filme legendado em português que em brasileiro, e se vêem filmes legendados em brasileiro, é porque não existem as legendas em português de Portugal. E nos comics é exatamente o mesmo - na ausência duma versão portuguesa, opta-se por uma brasileira. Havendo as duas versões, opta-se pela nacional.

    E este inquérito não interessa em nada prá Panini. O que interessa prá Panini, como pra outra editora qualquer, são as vendas. Os comics PT-PT se venderem pelos menos aceitavelmente, ou seja, mesmo que as vendas não sejam boas, desde que estejam a um nível em que dê pra manter o investimento, estes continuam. Se as vendas forem abaixo desse nível, as séries são canceladas, ponto. E se isso acontecer, e a Panini mantiver por cá as revistas Marvel brasileiras, isso já é muito bom. Quando aconteceram os cancelamentos Marvel, DC e Image pela Abril / Controljornal, foram-se as portuguesas e as brasileiras também.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...