04/07/2014

Golden Dogs #2: Orwood








Depois do álbum em que conhecemos Orwood, Fanny, Lario e Lucréce, o bem-sucedido bando de assaltantes da Londres vitoriana, o reencontro acontece no momento em que a traição pré-anunciada leva à sua dispersão.
Se Orwood dá nome a este volume, a bela e sensual Fanny enquanto protagonista continua a ofuscar os restantes.
Acompanhe as andanças deles, por sua conta e risco, já a seguir.


De qualquer forma, este (contraditório?) co-prota-gonismo justifica-se pois se é Fanny que conta (e vive grande parte d)a história, a sombra de Orwood, mentor e líder dos Golden Dogs, paira por toda a parte, enquanto ideólogo das suas audazes acções e enquanto objecto de desejo dos restantes três membros do grupo.
Se a traição que desagrega o quarteto tem lugar neste volume e os obriga a dispersar, a história nele narrada vai bem mais para além disso, espalhando as suas raízes e desvendando um pouco mais do passado de cada um.
Dessa forma – e fruto também da maior familiaridade com as quatro personagens e/ou da maior inspiração de Desberg – a história está mais cativante, acrescentando à desapiedada caracterização do submundo londrino em plena época vitoriana, ao ritmo e ao tom de mistério e aventura, uma maior consistência narrativa.
Ficam a faltar dois volumes para saber qual dos quatro Golden Dogs foi o traidor…

Golden Dogs #2: Orwood
Desberg (argumento)
Griffo (desenho)
Le Lombard
Bélgica, 23 de Maio de 2014
241 x 318 mm, 56 p., cor, cartonado
14,45 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...