26/07/2014

Thor mulher e Capitão América negro











A Marvel anunciou no seu site oficial que em Outubro vai estrear uma nova revista de Thor. Pormenor não displicente: o novo Thor será… uma mulher, na mais profunda mudança que sofre desde que foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, em 1962.
As mudanças, no entanto, não ficam por aqui…


Ainda os efeitos da surpresa não tinham esfriado e surgiu novo anúncio bombástico: Steve Rogers vai perder os poderes que lhe eram conferidos pelo soro do super soldado e vai ser substituído por Sam Wilson no uniforme do Capitão América. Outro pormenor importante: Sam Wilson, que até aqui era o Falcão, é negro. Isto já aconteceu no passado, embora de forma pontual. A mudança acompanhará o lançamento de uma nova revista, All-New Captain America, escrita por Rick Remender e desenhada por Stuart Immonen.
No comunicado sobre Thor, a editora revela “estar excitada por anunciar uma nova era para o Deus do Trovão, numa nova revista escrita por Jason Aaron e desenhada por Russell Dauterman”. Segundo a editora, esta é “uma das mais chocantes e estimulantes mudanças a afectar” um dos seus maiores super-heróis.
Sem explicar exactamente o que vai acontecer, o comunicado adianta que o Deus do Trovão clássico já não terá condições para empunhar o martelo Mjolnir, pelo que surgirá uma nova heroína merecedora do nome de Thor.
Sem adiantar a sua identidade, a Marvel assegura que “ela não será uma substituta temporária – ela será o único Thor, e merece-o”! E o argumentista da nova revista reforça a ideia: “Não se trata de uma Mulher-Thor nem de Lady Thor. Não será Thorita. É Thor. O Thor do Universo Marvel. Mas não é como nenhum Thor que já tenhamos visto”.
Parecendo mais uma aposta para tentar cativar leitoras – esta será a oitava revista da editora centrada em protagonistas femininas - a sua duração possivelmente será tão efémera como tudo o que acontece nos universos de super-heróis em que nem sequer a morte dura para sempre. Aliás, esta não será a primeira vez que uma mulher assume a identidade do poderoso Thor, pois isso já aconteceu pelo menos três vezes no passado.
Para tornar ainda mais agitado o mês de Outubro, naquela que parece uma clara ofensiva pelo domínio do top norte-americano de vendas de super-heróis, a Marvel deixa no ar a hipótese de grandes mudanças também no que diz respeito ao Homem de Ferro que, a exemplo do Homem-Aranha, embora de forma diversa, também vai passar a… Superior.

(Versão revista do artigo publicado no Jornal de Notícias de 20 de Julho de 2014)

3 comentários:

  1. A Marvel tem tido um objetivo primordial: destronar Batman como o título mensal mais vendido dos últimos anos, e quer fazê-lo com a franquia dos Vingadores. Há 2 anos com Marvel Now restaurou os Vingadores com a equipa do filme e agora viu que isso não funcionou, então decidiu experimentar a mesma franquia mas aplicando-lhe mudanças radicais.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Nada de muito novo no Cap nao é a 1a vez que o soro falha nem a escolha de falcao que era um dos candidatos ao posto no arco "The Capitan" na epoca até ficou ao lado do Steve.Quanto ao Thor a unica novidade é a mudança de sexo do "novo" Thor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...