08/07/2014

O regresso das revistas de BD











Durante décadas, títulos como o Mosquito, Cavaleiro Andante, Mundo de Aventuras, Tintin ou Jornal do Cuto acompanharam e fizeram sonhar os mais novos (e não só). Agora, depois de uma longa ausência, as revistas de BD voltam a marcar presença nos quiosques portugueses.
Descubra quais os títulos distribuídos mensalmente em Portugal já a seguir.


Na verdade, desde o início do ano, mensalmente são cerca de uma dezena de títulos diferentes, a que se devem juntar outras revistas que, não sendo exclusivamente de BD, também publicam histórias aos quadradinhos, como a Disney Júnior, a Winx Club ou a Invizimals.
Se durante décadas, as revistas de BD constituíam o principal divertimento dos mais novos, com a diversificação das ofertas de entretenimento – televisão, videojogos… - e o crescimento do segmento dos álbuns, a banda desenhada foi perdendo visibilidade e leitores. Assim, se entre os anos 40 e 80, era normal chegar a um quiosque e encontrar dezenas de títulos diferentes, para todos os gostos, idades e bolsas, na última década quase desapareceram.
Títulos como O Mosquito ou o Mundo de Aventuras, com mais de 1500 números publicados, ou outros como O Papagaio, Diabrete, Cavaleiro Andante, Camarada, Zorro, Tintin, Jornal do Cuto ou Jornal da BD, que marcaram indelevelmente os seus leitores, tiveram sempre a companhia de edições menores (na qualidade, no papel, no preço…) mas igualmente populares, como Condor, Falcão, Mickey, Pato Donald e outros, que ajudavam a garantir um espaço regular nos escaparates e a indispensável visibilidade.
Agora, neste regresso, as “hostilidades” foram reabertas há cerca de ano e meio, quando as revistas Disney, após um interregno de meia dúzia de anos, voltaram a ser publicadas em português. A oferta Disney inclui a Comix (que é semanal), a Hiper (mensal), a Disney Especial (com edições temáticas – está à venda a que é dedicada às aventuras futebolísticas de patos e ratos), a BIG (com algumas histórias clássicas) e a Minnie & Friends.
Esta última, dirigida especialmente às meninas, revela uma atenção especial da Goody para com as leitoras mais jovens – que durante muito tempo foram esquecidas por quem editava quadradinhos – que, ao entrar na adolescência, encontram também mensalmente uma outra edição Disney. É a Real Life, centrada nas aspirações amorosas de três jovens londrinas, às voltas com o rapaz ideal e com as potencialidades e perigos das redes sociais. A edição portuguesa de Real Life, que já vai no n.º 3, foi lançada em simultâneo com a edição espanhola e antes das versões italiana e francesa.
Para leitores de todas as idades, igualmente há três meses surgiu a Simpsons Comics, com histórias inéditas da família mais amarela da televisão. Retomando as bandas desenhadas originais norte-americanas em ordem cronológica, este mês propõe uma história especial que combina o universo dos Simpsons com os do super-herói Radioactive Man e o dos desenhos animados Itchy and Scratchy.
Este ano, aliás, tem sido pródigo em novas edições aos quadradinhos, pois desde Fevereiro estão disponíveis edições dos principais super-heróis da Marvel, Vingadores, X-Men e Homem-Aranha Superior, correspondentes ao reinício do seu universo designado como Marvel Now. São revistas mensais que têm, regularmente, companhia de uma edição especial, com mais páginas e arcos completos que nalguns casos complementam as publicações mensais. Em Junho, os apreciadores de super-heróis puderam ler Capitão América: Perdido na Dimensão X e Julho vai trazer-lhes Homem de Ferro: Acreditar. 
Em relação a tempos idos, há algumas mudanças nas revistas de BD: maiores cuidados editoriais, melhor papel, um maior respeito pelas obras originais e a diversificação dos pontos de venda, uma vez que a diminuição de bancas e quiosques faz com que surjam também em hipermercados e em cadeias de livrarias, facilitando a procura a quem deseja reencontrar os heróis que o acompanharam na infância e juventude.

Revistas brasileiras
Como acontecia quando abundavam as revistas portuguesas, regularmente chegam aos quiosques nacionais diversas edições de banda desenhada brasileiras.
Entre as edições da Panini, com o humor da Turma da Mônica e os super-heróis da Marvel e DC Comics, ou da Mythos Editora, com os westerns Tex e Zagor e o policial de contorno humano J. Kendal – Aventuras de uma criminóloga, são cerca de meia centena de títulos, quase para todos os gostos e bolsas.
Estas revistas, apesar de alguns problemas de distribuição e dos cerca de seis meses de atraso que trazem em relação à publicação no Brasil, aumentam bastante a oferta, que crescerá em Setembro quando chegar Juiz Dredd Megazine (também da Mythos), com algumas das melhores séries e autores da revista britânica 2000 AD.


(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 24 de Junho de 2014)

6 comentários:

  1. Dredd vai sair plas nossas bandas, boa noticia!

    Realmente estamos a passar uma optima fase de bd nas bancas, espero que dure muito tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Head-Jam,
      Dredd vem a caminho. Estamos perdidos!

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Anónimo8/7/14 14:18

    Como grande consumidor de BD na minha adolescência (já lá vão uns 15 anos desde que deixei de comprar), e tendo em conta o que existia na altura, não diria que é uma óptima fase... Mas olhando para os últimos anos, é uma melhoria, sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros Head-Jam e Anónimo,
      Há muita BD à venda neste momento? Comparando com o panorama há 15 ou mais anos, não. Comparando com há 2, 3 ou 5 anos atrás? Sem dúvida.
      Copo meio cheio ou meio vazio? Há que beber. Ou seja, aproveitar para ler o que existe, para que mais possa aparecer!

      Boas leituras!

      Eliminar
  3. As revistas brasileiras têm alguns problemas de distribuição? lol. Posso dizer que da Mythos nunca vi nada de Tex à venda em Aveiro. Ainda houve uns meses em que um quiosque recebia Zagor e Zagor Extra e outro que recebia Júlia, mas também nunca mais se viram. Já sei que se quiser comprar o Judge Dredd tenho de pedir antecipadamente à distribuidora e vamos ver como irá ser. Pois estou habituado a trocar mails com a Urbanos e não com a Vasp, e portanto não sei se eles dão importância às solicitações do público.

    ResponderEliminar
  4. Judge Dredd apesar do interresse já sei que não vou achar aqui porque ou a banca não recebe e as que recebiam ou fecharam ou mudaram de bds que vendem.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...