03/07/2015

Michel Vaillant acelera para o mundo da arte








O mais célebre piloto automóvel da banda desenhada, acaba de fazer a sua entrada no mundo da Arte Contemporânea com treze Michel Vaillant Art Strips.
Trata-se de reproduções em grande formato de vinhetas completas ou pormenores extraídos dos álbuns desenhados por Jean Graton, o criador do piloto, que conta já 91 anos, adaptadas pela sua nora Dominique, actual directora artística da Fondation Jean Graton.
Numa altura em que as grandes leiloeiras multiplicam as vendas de peças de banda desenhada, conseguindo preços surpreendentes, e em que o mercado de originais tem crescido exponencialmente, esta acção da Graton Éditeur é mais um passo na aproximação entre a BD e o mercado artístico.

 

O resultado são peças numeradas, de tiragem limitada a 30 exemplares, que medem entre 80 x 80 cm e 100 x 150 cm, reproduzidas em papel Fine Art ou Plexiglas, cujo valor oscila entre os 900 € e os 4200 €, em função das peças.
Recentemente colocadas à venda no site www.michelvaillantartstrips.com, as primeiras 13 Michel Vaillant Art Strips, provenientes de álbuns publicados entre 1959 e 1975, serão expostas na Fête de l'Automobile Club de l'Ouest, que terá lugar no Circuito de Mans, de 3 a 5 de Julho próximos. Novas peças serão disponibilizadas dentro de algumas semanas.
Michel Vaillant apareceu pela primeira vez a 7 de Fevereiro de 1957, na revista “Tintin” francesa, tendo feito a sua estreia em Portugal a 1 de Novembro de 1958, no “Cavaleiro Andante”, curiosamente rebaptizado Miguel Gusmão.
O próximo álbum de Michel Vaillant, quarto e último do ciclo em curso, será colocado à venda em França em Outubro deste ano e terá por título “Colllapsus”, sendo de esperar o lançamento simultâneo da edição portuguesa.

  
(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 28 de Junho de 2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...