28/05/2017

Leitura Nova: Conversas com os putos







(nota informativa disponibilizada pela editora)

“Conversas com os putos”, de Álvaro, terá apresentação no XIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, hoje, dia 28 de Maio (Domingo), às 15h30, no Cine-Teatro Municipal Pax Julia, com a participação do autor e do editor, Rui Brito.

O LIVRO
O QUE É UM EXPLICADOR? É alguém que tenta meter na cabeça dos alunos aquilo que não apreenderam na escola.
O QUE É UM ALUNO? É alguém que passa várias horas por dia em frente de um professor, à espera do toque de saída.
O QUE É UM PROFESSOR? É alguém encarregue de manter turmas de quase trinta alunos numa sala e que ainda tem de tentar dar-lhes aulas, até ao dia em que mete baixa psiquiátrica sendo, semanas depois, substituído por alguém que até há pouco tempo ainda era aluno.
O QUE É ESTE LIVRO? É uma compilação de supostos diálogos entre um explicador de Geometria Descritiva e os seus alunos.
O propósito desta obra não é o de insultar os alunos (por muito que apeteça ao autor). Não. É o de olhar para uma geração heterogénea de miúdos que dentro de poucos anos estarão a trabalhar, nas filas do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a votar, a ditar o que as TVs transmitem e que (esta parte é importante) nos irão pagar a reforma.

O AUTOR
Álvaro nasceu em 1970. Em 1993 licencia-se em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, actividade que exerceu a tempo inteiro até finais da década de 90, tendo paulatinamente vindo a passar-se da elaboração de projectos de licenciamento para as aulas de formação profissional a adultos e de explicações a adolescentes.
Na área da Banda Desenhada já tem umas coisas editadas. “Sexo, Mentiras e Fotocópias”, “Balcão Trauma” (2 Vols.) e “No Presépio...”, este com argumento de José Pinto Carneiro e contemplado no Amadora BD 2014 com o prémio “Melhor Álbum de Tiras de Humor”.
Pode ser googlado por alvarocartoon.

 
FICHA TÉCNICA
Conversas com os putos
Argumento e desenhos: Álvaro

64 páginas, p/b, capa brochada com badanas

22 x 16,5 cm, 7,90 € (IVA inc.)
ISBN 978-989-8513-68-7

Colecção: De Bom Humor, nº 8
Polvo, Junho 2017

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. Comprei-o em Beja (não consegui assistir ao lançamento) e já o despachei.
    Para quem já conhece os outros livro do Alvaro, não estranhará a coisa.
    Desenhos relativamente simples (como são a grande maioria das tiras cómicas, nomeadamente as portuguesas, que se concentram muito mais no texto e ideia do que na imagem), mas mesmo sendo simples, são expressivos e demonstra um enorme desencanto com a realidade e sociedade portugesa.
    Alvaro mostra/desenha/escreve esse desencanto com um humor sarcástico e cáustico.
    Lendo este livro, ficamos (ainda mais) preocupados, sabendo que vão ser aqueles putos que irão contribuir para as nossas reformas :-)

    Espero que o Alvaro continue a contribuir para o meu pessimismo crescente :-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...