09/05/2017

Valente, para onde você foi?

(Re)encontros


Conheço Valente há anos. Descobri-o (com belas cores que agora lhe faltam) online, obriguei-me (com muito prazer) a procura-lo (lá) com regularidade, senti que devia incluí-lo nas minhas melhores leituras anuais mais do que uma vez.
Depois, como leitor da velha guarda empedernido, acolhi com satisfação a sua edição em livro (embora penalizada pela ausência das tais belas cores…) e a (re)leitura assumiu simultaneamente contornos de (re)encontro e (re)descoberta.
Valente, (mentalmente ainda) adolescente tem crescido de livro para livro, crescido no papel como na vida, aos poucos, com avanços e recuos (bastantes de uns e outros, até!), descobrindo-se ao mesmo tempo que descobre os outros, aprendendo com os erros, mesmo quando os comete de novo, mesmo quando comete novos.
Alter-ego (?) do seu autor, Vítor Cafaggi – que tanto tem crescido também como autor! – esta banda desenhada – história em quadrinhos! - não poderia ter outra inspiração que não a vida real para narrar com tanta veracidade – com tantas emoções! - o longo processo de aprendizagem a que comumente chamamos crescimento. A conquista dos amigos, o fortalecimento das amizades, a descoberta do(s) amor(es) – quantos mais melhor (ou pior?) – o choque inevitável entre eles, os novos desafios dos videojogos e do jogo da vida, as escolhas – ou a falta delas - que demarcam o caminho que trilhamos têm balizado os sucessivos reencontros, que tenho tido com este Valente, simpático, afável, terno e com um humor doce.
Para onde você foi?, segue a linha condutora anteriormente traçada, irreversível tal como a vida, com Valente e os seus amigos antropomorfizados já na faculdade, ultrapassado o tempo de serem caloiros, com novas obrigações e responsabilidades, correndo atrás de novas liberdades mas ainda presos ao que eram antes, pasmados perante as novas florestas sem verem – tantas vezes – as belas árvores à sua frente.

Valente #5
Para onde você foi?
Vítor Cafaggi
Panini Comics
Brasil, Março de 2017
120 x 230 mm, 120 p., pb, capa mole
ISBN: 9788542606300
R$ 16,00

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...