05/05/2017

Nas bancas: Airborne 44, vol. 2





Airborne 44
#2 O amanhã será sem nós
Jarbinet
ASA/Público
240 x 320 mm, 56 p., cor, capa dura
8,90 €

6 comentários:

  1. Estive a ler estes dois primeiros. Dou os meus parabéns a várias instituições e pessoas. À ASA e ao Público por publicarem uma série completamente desconhecida da generalidade dos portugueses (eu incluído). Ao autor por ter feito uma obra coerente, didáctica, bem concebida e bem desenhada. A todos os que lutaram numa guerra sem saber porquê e a todos os que lutaram nessa guerra sabendo porquê.

    E esta memória, desse guerra, a chamada 2ª guerra mundial, é, nestes tempos de Trumps, Brexits e LePens, cada vez mais necessária que seja reavivada.

    Há guerras que devem ser travadas, para que outras guerras, outras tragédias não acontençam.

    Mais de 60 anos de paz na europa, devem-se a homens como Luther e Egon (duas das personagens), mas também a quem decidiu unir os países da europa de forma a que a guerra não voltasse a ser uma realidade. E infelizmente, a aparente separação dessa união, parece ser cada vez mais possível.

    Sei que esta casa é um blog sobre banda desenhada, mas estes sentimentos que então dentro de mim à já algum tempo, foram mais exacerbados pela leiura destes dois livros, pelo que peço desculpa e compreensão ao Pedro por este meu desabafo Europeu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pco69,
      Concordo genericamente contigo quanto ao teu comentário a este álbum.
      Quanto ao resto que escreveste - que também partilho genericamente - é verdade que este é um blog sobre BD mas onde cabem emoções, sentimentos e opiniões que a BD provoca, como foi o caso. Por isso, não tens que pedir desculpa.
      Eu é que tenho de agradecer a partilha!
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Belo comentário pco69. Embora, em princípio deslocado da matriz do blog, disserta sobre considerações sociais e culturais que faz da leitura de uma BD. Penso, não sei se o Pedro concordará, que isso enriquece o conteúdo deste blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, HLM, como já disse acima ao pco69.
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Concordo com tudo o que o pco69 escreveu. Esta é realmente uma excelente serie de BD e uma aposta ganha da Asa, pena apenas o timming da edição, mas verdade seja dita que o calendário também anda muito apertado e é preciso ou fazer escolhas ou sacrifícios.

    Quanto ao "desabafo" do pco69 apenas mostra que a BD pode e deve ser o ponto de partida para reflexões e este blog um local para tal, mas claro que os limites disso terá de ser o Pedro Cleto a decidir.

    ResponderEliminar
  4. Não só comungo da opinião ou "desabafo" do pco69, como também enalteço a aposta das editoras de BD em publicar obras sobre temas tão duros (Ainda há pouco li o realista e cru "Fax de Sarajevo"), que faz com que este fascinante meio de arte seja justamente olhado com outros olhos e forma de expressão para contar, documentar (...e perpetuar na memória colectiva) catástrofes que a humanidade jamais deveria repetir...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...