08/05/2017

O amanhã será sem nós

Missão Cumprida






É o mínimo que se pode dizer deste primeiro (dos três) díptico(s) que constituem Airborne 44, a colecção de BD que a ASA está a disponibilizar com o jornal Público à sexta-feira.
História(s) de guerra, ambientadas em momentos definidos da II Guerra Mundial, combinam de forma equilibrada acontecimentos reais (explanados no dossier – por vezes desnecessariamente repetitivo em relação à BD - que fecha cada álbum) com a ficção (inspirada em casos reais).
Com uma narrativa centrada nos confrontos entre seres humanos de lados diferentes da barricada (artificial) que desejos insanos e utopias assustadoras ergueram, mostra o pior de que o homem é capaz quando deixa vir ao de cima a sua bestialidade interior, mas também a sua capacidade redentora quando imperam a interajuda, a solidariedade e o esforço em prol dos outros. Tudo inserido num contexto extremo, em que a necessidade de sobrevivência leva ao assumir de acções que noutra situação seriam impossíveis.
Em O amanhã será sem nós, Jarbinet conseguiu dar resposta satisfatória às questões e às pontas soltas que deixara em Onde caem os homens e o conjunto justifica uma leitura que se revela agradável e compensadora, potenciada pelo seu traço realista em cores directas e pelo competente trabalho de reconstituição de época.

Airborne 44
#2 O amanhã será sem nós
Jarbinet
ASA/Público
Portugal, 4 de Maio de 2017
240 x 320 mm, 56 p., cor, capa dura
8,90 €

(prancha da edição francesa, disponível no site da editora Casterman; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. E creio ser também de realçar que albuns deste tamanho e capa dura, a 8.90 é um preço excelente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pco69.
      Tinha referido esse aspecto no texto sobre o volume inicial, mas não é demais reforçá-lo.
      Boas leituras... de boas edições!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...