Possibilidades infinitas
Com (o enorme peso d)a responsabilidade de ter estreado o selo Graphic MSP com Astronauta: Magnetar, pouco mais de uma década depois, Danilo Beyruth encerra um ciclo - que na altura desconhecia que o iria ser - com o sexto volume daquela que já é uma saga espacial marcante.
Convergência, tal como título indica, faz com que que todos aqueles que ao longo dos álbuns - Magnetar, Singularidade, Assimetria, Entropia e Parallax - se cruzaram com o Astronauta da Brasa - a agência brasileira para a exploração do espaço - se (re)encontrem num mesmo local, para encerrarem um longo périplo e a ordem ser reposta. Se de alguma forma isto pode soar redutor - é é-o - a verdade é que Beyruth une de forma coerente e equilibrada as diversas pontas que de forma inteligente foi deixando soltas ao longo do relato, dando unidade ao todo e conseguindo que ele faça sentido e que o leitor se sinta respeitado pelo resultado global.
Numa abordagem que explorou múltiplas temáticas fantásticas, dos buracos negros às viagens espacio-temporais, passando pelas realidades múltiplas, o autor aliou ao sólido registo de ficção-científica conceitos bem mais humanos, como solidão, solidariedade, entreajuda, companheirismo, aceitação das diferenças, paternidade e casamento.
Desta forma, Beyruth foi capaz de nos surpreender, seduzir e - principalmente, vinco eu - levar-nos a olhar de forma diferente - e mais humana…? - para uma das personagens mais singulares e complexas que Maurício de Sousa criou.
E se é indiscutível que este longo relato pede uma leitura integral - que em breve será possível em dois volumes, sendo que o primeiro já foi editado com os 3 títulos iniciais e ainda um relato inédito - a verdade é que o facto de Convergência estar neste momento distribuído em alguns quiosques e bancas nacionais - podendo também ser encomendado no site da Panini portuguesa - é sem dúvida uma razão a mais para a sua compra e posterior leitura.
Unidade
Como nota final, não posso deixar de chamar a atenção para os extras que, como é habitual, este volume propõe, em especial para as páginas que ilustram os cruzamentos que ao longo dos anos têm sido feitos nas diversas propostas Graphic MSP e que ilustram uma inusitada unidade entre as diversificadas abordagens que as personagens criadas por Maurício de Sousa têm tido, em termos gráficos e temáticos.
Astronauta:
Convergência
Danilo
Beyruth
Panini
Comics
Brasil,
Outubro
de 2022
190
x 275 mm, 96 p., cor, capa cartão
R$
39,90 / 10,00€
(imagens disponibilizadas pela Panini Comics e o editor Sidney Gusman; clicar nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário