29/10/2013
28/10/2013
99 séries de televisão para pessoas com pressa
Thomas Wengelewski
Editorial Presença
Portugal, Outubro de 2013
130 x 200 mm, 208 p., pb, brochado
10,00 €
Uma das marcas culturais das últimas duas, talvez mesmo três
décadas, são as séries televisivas que vieram ocupar um lugar não
negligenciável nos espaços de lazer da sociedade ocidental.
Com facilidade, acredito, qualquer de nós conseguirá citar
rapidamente quatro, cinco, seis títulos de produções televisivas deste género
que estamos a seguir ou que nos marcaram de forma especial ao longo dos últimos
anos.
Todos, ou talvez não porque Thomas Wengelewski, autor deste 99 séries de televisão para pessoas com
pressa parece devotar um ódio de estimação ao género.
Pelo menos, pela
forma desabrida e venenosa como despacha a grande velocidade – resumidas em
três vinhetas e, geralmente, outros tantos textos curtos – marcos televisivos,
sejam eles dramas médicos, comédias, narrativas policiais ou de advogados, contos
fantásticos, relatos românticos ou um misto de tudo isto, fazendo com que
muitos deles se assemelhem mais do que a nossa memória idealizada reteve.
Se é verdade que esta obra teria ganho se o traço rápido e
pouco trabalhado de Wengelewski, próximo do desenho de imprensa, retratasse
mais fielmente os protagonistas das diversas séries – deve ser consumida com
moderação, dividida ao longo de vários dias, para se poder desfrutar ao máximo
do tom mordaz que ela assume, mas que se pode tornar repetitivo no caso de uma
leitura de um só fôlego.
E se o objectivo não é comparar as nossas recordações destas
séries com a visão distorcida do autor, a sua leitura conseguirá, com certeza,
fazer-nos recordar muitas das produções que nos fizeram passar agradáveis horas
no sofá em frente a um ecrã de televisão.
Nota final: Quem me lê no Brasil, tem também disponível esta obra, com a mesma capa, sob o título 99 séries clássicas de TV para apressadinhos, por R$ 28,00, numa edição da Galera, selo do Grupo Editorial Record.
Nota final: Quem me lê no Brasil, tem também disponível esta obra, com a mesma capa, sob o título 99 séries clássicas de TV para apressadinhos, por R$ 28,00, numa edição da Galera, selo do Grupo Editorial Record.
27/10/2013
Comix Record: revista Disney gratuíta
A Comix mais exclusiva está a chegar! Uma edição para fãs de
verdade, que não estará à venda nas bancas, e que reúne um conjunto de
histórias muito especiais!!!
Nesta revista, encontrarás a história mais pequena, a mais
vintage, a primeira história muda, a história mais romântica e a mais escura de
sempre!
Mas se a Comix Record não vai ser posta à venda, como é que
podes conseguir esta edição especialíssima? É fácil!!! Em cada revista Comix
(da edição #45 à #56, há um código diferente). Sempre que comprares uma Comix,
procura o código no seu interior, entra nesta página web e
insere-o. Quando tiveres 6 códigos inseridos, basta completares com os teus
dados e receberás a Comix Record gratuitamente em casa!
As histórias
A história mais pequena – Mickeyzinhoinho
Escrita por Alessandro Sisti e ilustrada por Claudio Sciarrone
Mickeyzinhoinho é
a história mais pequena do mundo! É tão minúscula que o número de Topolino em
que foi publicada oferece aos leitores... uma lupa para facilitar a leitura!
A história mais vintage – Mickey e o rio do tempo
Escrita por Francesco Artibani e Tito Faraci e ilustrada por Corrado
Mastantuono
Mickey e o rio do
tempo foi escrita por ocasião de um aniversário muito importante: os
setenta anos do Mickey. Entre referências, recordações e uma pitada de
nostalgia, é uma homenagem ao mítico Rato!
A primeira história muda – Dois passos no parque
Escrita e desenhada por Enrico Faccini
Dois passos no parque é uma história de banda desenhada
“anti‑envenenamento acústico”. Não há nem uma palavra nem balões, mas
gargalhadas é que não faltarão!
A história mais romântica – O tempo das maçãs
Escrita por Massimo Marconi e desenhada por Massimo de Vita
O tempo das maçãs
é uma história de banda desenhada considerada uma das melhores dos anos oitenta
e ficou na memória de muitas crianças e adolescentes da época, enredados nas
tramas do amor!
A história mais escura – Patos às apalpadelas
Escrita por Marco Bosco e desenhada por Nicola Tosolini
Patos às apalpadelas é uma história que se passa do início
ao fim no escuro, durante um inesperado apagão na caixa-forte do Tio Patinhas.
E é um exemplo de banda desenhada... Sem desenhos!
26/10/2013
As Estantes do Pedro (VII) - Astérix
Após um grande interregno, devido a uma arrumação recente e ao facto do pequeno guerreiro gaulês estar na ordem do dia, aqui ficam algumas fotos da minha ‘estante Astérix’…
25/10/2013
AmadoraBD 2013 começa hoje
O 24º Festival Internacional de BD da Amadora abre hoje as
suas portas, para duas semanas com muitos quadradinhos e os autores portugueses
em lugar de destaque.
Esta opção deve-se não só à qualidade dos nossos autores,
mas também às restrições orçamentais que a câmara local, promotora do evento
teve que impor. Esse aspecto, combinado com os entraves burocráticos colocados
pelo período de mudança provocado pelas recentes eleições autárquicas, leva
mesmo a organização a ponderar eventuais alterações no modelo de gestão do
festival.
Com os Cenários como tema, a exposição central centra-se na
obra de Ricardo Cabral, responsável pela imagem gráfica do evento e distinguido
em 2012 com o prémio para melhor desenho pelo livro "Pontas Soltas - Cidades".
Ainda em português e também por força dos prémios recebidos
no ano transacto, destacam-se as exposições “David Soares - O Acto da Escrita é
um Acto de Autor”, “Dog Mendonça e Pizzaboy - Heróis do Submundo” e “Relvas a
três tempos - A linguagem da BD explicada a partir da obra de Fernando Relvas”.
Em termos internacionais, para além da tira de imprensa
Mutts, de Patrick McDowerll, o festival destaca duas importantes efemérides, os
75 anos do Super-Homem, na perspectiva dos cenários urbanos em que se move, e
de Spirou, abordando as diferentes fases da série em função dos autores
envolvidos.
Para já sem nomes sonantes em carteira, o AmadoraBD mostra igualmente
alguma da nova BD brasileira em “Seis esquinas de inquietação”, com originais
de Marcelo D'Salete, Pedro Franz, Diego Gerlach, André Kitagawa, Rafael Sica e André
Diniz, este último presente no evento a 2 e 3 de Novembro para lançar o álbum “Duas
Luas” (Polvo).
Patente até 10 de Novembro no Fórum Luís de Camões, na
Brandoa, e em diversos locais da cidade, onde se inclui a justa homenagem a
Geraldes Lino, o AmadoraBD tem neste primeiro fim-de-semana o lançamento de
duas obras de autores portugueses: Super Pig: O Impaciente Inglês (Kingpin
Books), de André Pereira, Mário Freitas e Bernardo Majer, e Living Will (Ave Rara),
de Joana Afonso e André Oliveira.
(Texto publicado no Jornal de Notícias de 25 de Outubro de
2013)
Programação
Toda a informação
sobre o AmadoraBD 2013, incluindo exposições, autógrafos, lançamentos, editores
presentes e como chegar, pode ser consultada aqui.
De qualquer forma, já
a seguir ficam os eventos previstos para hoje e para este primeiro
fim-de-semana.
Inaugurações
Sexta-feira
Sexta-feira
25 de Outubro
18h30
Geraldes Lino, Militante da BD e dos Fanzines, Galeria Municipal Artur Bual
(edifício da Câmara
Municipal da Amadora)
21h30
Inauguração Oficial do AmadoraBD
Fórum Luís de Camões
Sábado
26 de Outubro
16h00
Ana Biscaia, Prémio Nacional de Ilustração 2012
Casa Roque Gameiro (Largo 1º de Dezembro 54)
Ana Biscaia, Prémio Nacional de Ilustração 2012
Casa Roque Gameiro (Largo 1º de Dezembro 54)
17h30
AmadoraCartoon
Recreios da Amadora (Av. Santos Matos, 2)
AmadoraCartoon
Recreios da Amadora (Av. Santos Matos, 2)
19h00
Animações: Cada Filme é um Caso
Isabel Aboim Inglez
CNBDI (Av. do Brasil, 52A)
Apresentações e Lançamentos
Sábado
26 de Outubro
16h00
Lançamento do álbum Super
Pig: O Impaciente Inglês, com André Pereira (des), Mário Freitas (arg) e Bernardo
Majer (cor), Kingpin Books
16h30
Apresentação do álbum
Palmas para o Esquilo, com Pedro Serpa (des) e David Soares (arg), Kingpin
Books
17h00
Antevisão do álbum Hawk,
com Osvaldo Medina (des) e André Oliveira (arg)
Domingo
27 de Outubro
15h00
Apresentação do álbum
Mahou Perdidos no Tempo Tomo 2, com Hugo Teixeira (des) e Vidazinha (arg),
Edições ASA
16h00
Lançamento do
mini-comic Living Will, com Joana Afonso (des), André Oliveira (arg) e Gabriel
Martins (moderação), Ave Rara
Autógrafos
Sábado
26 de Outubro
15h00
João Mascarenhas
16h00
Álvaro Santos
Gustavo Duarte
João Amaral
João Mascarenhas
Pedro Leitão
Shaenon Garrity
17h00
Álvaro Santos
André Pereira
Bernardo Majer
David Soares
Gustavo Duarte
Joana Afonso
João Amaral
Mário Freitas
Osvaldo Medina
Pedro Leitão
Pedro Serpa
Ricardo Cabral
Shaenon Garrity
18h00
Aida Teixeira
André Pereira
Bernardo Majer
Carlos Rocha
David Soares
Mário Freitas
Pedro Serpa
Ricardo Cabral
Domingo
27 de Outubro
16h00
Aida Teixeira
Álvaro Santos
Carlos Rocha
Derradé
Geral
Gustavo Duarte
Hugo Teixeira
João Amaral
Pedro Leitão
Shaenon Garrity
Vidazinha
17h00
Álvaro Santos
André Oliveira
André Pereira
Bernardo Majer
Derradé
Geral
Gustavo Duarte
Hugo Teixeira
Joana Afonso
João Amaral
Mário Freitas
Osvaldo Medina
Pedro Leitão
Shaenon Garrity
Vidazinha
18h00
André Oliveira
André Pereira
Bernardo Majer
Derradé
Geral
Hugo Teixeira
Mário Freitas
Vidazinha
Visitas Guiadas
Sábado
26 de Outubro
16h00
Visita guiada à
exposição “Relvas a três tempos”, de Fernando Relvas, com João Miguel Lameiras,
comissário da exposição
Domingo
27 de Outubro
10h30
Visita guiada ao 24º
AmadoraBD com Nelson Dona, diretor do Festival
15h00
Visita guiada à exposição
“75 anos com o Super-Homem”, com Luís Salvado, comissário da exposição
24/10/2013
“Astérix à volta do Mundo” com o jornal Público
O jornal Público lança a colecção “Astérix à volta do Mundo”, 16 álbuns, às sextas, a partir de [amanhã], 25 de Outubro.
O Público e a ASA apresentam a colecção “Asterix à Volta do
Mundo”, que poderá encontrar nas bancas às sextas, a partir de 25 de Outubro.
A colecção, apresentada no dia 24 de Setembro com a presença
no novo argumentista da serie, Jean Yves Ferri, incluirá, em Dezembro, a
novidade deste ano, “Astérix entre os Pictos”.
Astérix, Obélix e os demais irredutíveis gauleses da
consagrada série da BD percorrem o mundo conhecido (e também desconhecido) da
Antiguidade numa colecção de 16 álbuns entre os quais a novidade deste ano,
Astérix entre os Pictos, que levam os dois heróis até aos mais distantes,
exóticos ou misteriosos locais do mundo do seu tempo.
Sob o lema da viagem e da aventura, viaje todas as sextas com
os heróis criados por Uderzo e Goscinny, por destinos tão variados como Roma,
Suíça, Bélgica, Córsega, Egipto, Tunísia.
Uma edição em capa mole, por um preço que não vai querer
perder.
Todas as Sextas, a partir de 25 de Outubro, por +6,95 € com
o Público.
Primeiro álbum, sexta 25 de Outubro, Astérix e os Godos.
Astérix à volta do Mundo
25 de Outubro
Astérix e os Godos
1 de Novembro
Astérix Gladiador
8 de Novembro
Astérix e Cleópatra
15 de Novembro
Astérix e os Bretões
22 de Novembro
Astérix Legionário
29 de Novembro
Astérix nos Jogos Olímpicos
6 de Dezembro
Astérix na Hispânia
13 de Dezembro
Astérix entre os Pictos
20 de Dezembro
Astérix entre os Helvécios
27 de Dezembro
Os Louros de César
3 de Janeiro
Astérix na Córsega
10 de Janeiro
A Grande Travessia
17 de Janeiro
Astérix entre os Belgas
24 de Janeiro
A Odisseia de Astérix
31 de Janeiro
As 1001 Horas de Astérix
7 de Fevereiro
O Pesadelo de Obélix
(Texto extraído do dossier de imprensa da colecção)
Leituras relacionadas
Albert Uderzo,
ASA,
Astérix,
Público,
René Goscinny
23/10/2013
Astérix entre os Pictos chega amanhã
Como já se sabe há alguns meses, amanhã, dia 24 de Outubro,
chega às livrarias o 35.º álbum das
aventuras de Astérix, que o levará até à Escócia para conhecer os Pictos, guerreiros ferozes e tatuados.
Como tem acontecido com os últimos álbuns do pequeno gaulês,
a informação foi fornecida a conta-gotas e a edição foi mantida sob rigoroso
sigilo e fortes medidas de segurança. Só assim se compreende que, num tempo de
informação global, nada tenha transpirado de um livro que vai ter edição
simultânea em 15 países.
Tradutores, legendadores, distribuidores, livreiros,
todos foram obrigados a contratos de confidencialidade. Na Alemanha, por
exemplo, onde os álbuns já chegaram aos pontos de venda há cerca de 10 dias, os
livreiros estavam sujeitos ao pagamento de mais de 5 mil euros de indeminização
por cada livro vendido antes da data…
Por isso, antes da divulgação em exclusivo pata Portugal,
hoje, pelo Jornal de Notícias da primeira prancha do álbum, só se conheciam
algumas imagens libertadas pela editora original, e a capa, feita a meias por
Conrad e Uderzo, que mostra Obélix a fazer o lançamento de um tronco de árvore,
um desporto popular entre os pictos, que o observam com atenção tal como
Astérix.
Num encontro com a imprensa no início do mês, Albert Uderzo,
que pela primeira vez não teve participação directa no álbum, limitando-se a
uma função de supervisor, revelou como escolheu os seus sucessores.
As edições Albert-René contactaram no maior segredo diversos
argumentistas para que submetessem uma proposta de história, tendo Uderzo feito
a selecção entre as oito que foram concretizadas, sem saber a quem pertenciam.
A escolha recaiu na visita aos Pictos, idealizada por Ferri, que afirmou ter
tentado respeitar “o ritmo e os jogos de palavras” dos criadores originais de
Astérix, voltando á temática das viagens, algo que andava afastado do horizonte
dos gauleses há alguns álbuns. Consciente da responsabilidade, reconhece que o
seu trabalho vai ser “examinado à lupa e criticado” por todos.
Quanto a Conrad, embora estivesse pensado para o álbum
seguinte, foi contratado há apenas seis meses, para substituir Frédéric
Mebarki, ajudante de Uderzo há anos e primeira escolha para desenhar o livro,
que abandonou por não aguentar a pressão. Conrad, que teve de trabalhar contra
o relógio, recebeu as pranchas já esboçadas por Mebarki, tendo aproximado o seu
traço o mais possível do de Uderzo. Curiosamente, Ferri e Conrad nasceram ambos
em 1959, ano em que o gaulês fez a sua estreia no número inaugural da revista
“Pilote”.
Quanto a saber se Astérix e Obélix vão usar kilt, provar
whisky, tocar gaita-de-foles, desvendar a origem da Muralha de Adriano ou
encontrar o monstro do Loch Ness, será necessário aguardar até amanhã, quando os
cinco milhões de álbuns da primeira tiragem ficarem disponíveis para os
leitores que aguardam por uma novidade Astérix desde 2005, sendo que Portugal é
um dos 15 países a recebê-lo em simultâneo com a versão original.
A BnF – Biblioteque national de France, a quem Uderzo doou
os originais de três álbuns, tem patente até 19 de Janeiro de 2014 uma grande
exposição dedicada a Astérix.
Filme
Louis Clichy e Alexandre Astier estão já a trabalhar num
novo filme de Astérix, baseado no álbum O Domínio dos Deuses, que deverá
estrear em 2015.
Nas bancas e quiosques portugueses encontra-se actualmente à
venda a revista Le Point Hors-Série – Astérix: La saga, profusamente
u«ilustrada e que inclui entrevistas com Uderzo, Anne Goscinny, Ferri e Conrad
e depoimentos e desenhos de diversos autores, entre os quais Zep, Gotlib,
Wolinski e Bastien Vivés.
A primeira prancha
A prancha que o Jornal de Notícias divulgou hoje em exclusivo para Portugal e que se encontra reproduzida no topo desta página,
é a primeira do novo álbum. Sendo evidente a aproximação de Conrad ao traço de
Uderzo, com Astérix e Obélix tal como os habituámos a conhecer, nota-se que a
senhora Decanonix perdeu um pouco da sua sensualidade.
O facto mais evidente do conjunto é encontrar a aldeia
coberta de neve, algo que acontecera uma única vez na série, no emblemático Astérix e Cleópatra.
O espírito original da série encontra-se patente nesta
abertura, com um bem conseguido trocadilho entre o peixeiro e o ferreiro e no
aproveitamento do espírito rezingão do ancião da aldeia.
(Versão aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias
de 23 de Outubro de 2013)
ASA organiza “tour”
de Astérix e Obélix
No contexto do lançamento da nova aventura em Portugal a
invasão dos heróis gauleses será vivida sobretudo nas livrarias de todo o país,
onde os fãs encontrarão as personagens do novo livro sob os mais diversos
formatos, entre os quais centenas de silhuetas dos gauleses envergando os
tradicionais “kilts”, não fosse a nova aventura passada na antiga Escócia. Uma
das novidades da campanha serão os expositores “interactivos” nos quais foram
incluídos códigos QR que permitirão aos utilizadores de smartphones o
acesso à página internacional de “Asterix entre os Pictos” onde encontrarão um
verdadeiro mundo de imagens e informações, bem como um pequeno video “teaser”
cheio de humor… picto.
A ASA celebra ainda o lançamento de “Astérix entre os
Pictos” com a organização de uma intensa digressão das mascotes Astérix e
Obélix, que visitarão o Festival de BD da Amadora (25 e 27 de Outubro, 9 e 10
de Novembro), e que estarão também na FNAC e no Continente do Centro Comercial
Colombo, em Lisboa (26 de Outubro), na FNAC e no Continente do Cascaishopping
(27 de Outubro), nos Continente de Guimarães e de Matosinhos (2 de novembro),
na FNAC do GaiaShopping e no Continente de Coimbra (3 de Novembro), no
Continente de Loures (9 de Novembro), no Continente de Oeiras e na FNAC Vasco
da Gama (10 de Novembro).
Para dia 26 de Outubro, às 17h, está ainda agendada para a
FNAC Santa Catarina, no Porto, uma sessão de apresentação do novo livro
conduzida pelo jornalista especializado em BD Pedro Cleto.
(Texto retirado da informação fornecida à imprensa pela ASA)
Leituras relacionadas
Albert Uderzo,
ASA,
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Jean-Yves Ferri,
JN
22/10/2013
Jornal de Notícias mostra Astérix entre os Pictos
O Jornal de Notícias vai publicar na sua edição de amanhã,
quarta-feira, dia 23 de Outubro, em exclusivo para o nosso país, a primeira prancha
de Astérix entre os Pictos, que só será posto à venda no dia 24.
A abertura deste livro com uma nova aventuras do pequeno
guerreiro gaulês, evoca uma situação presente num dos mais emblemáticos álbuns
da série e leva os leitores a reencontrarem-se com algumas das suas personagens
mais marcantes.
Capitana Marvel #2
Colleción 100 % Marvel
Kelly Sue DeConnick e Christopher Sebella
(argumento)
Dexter Soy, Jamie McKelvie e
Filipe Andrade (desenho)
Veronica Gandini e Jordie Bellaire (cor)
Panini Comics
Espanha, Setembro de 2013
170 x 260 mm, 136 p., cor,
brochada com badanas
12,00 €
Resumo
Compilação dos comics norte-americanos Captain Marvel #7 a
#12.
Os comics #9 a #12 têm desenho do português Filipe Andrade.
Autor de estilo próprio – com apreciadores e outros que nem
tanto – Filipe Andrade tem subido progressivamente no duro mercado dos comics
norte-americanos de super-heróis. Primeiro foram histórias curtas, depois
one-shots - X-23 -, duas mini-séries – Onslaught Unleashed e John Carter de Marte -
antes de, finalmente, chegar a um título regular: Captain Marvel, mesmo que
apenas num arco com 4 números e antes do início da recauchutagem (deixem-me chamar-lhe assim) Marvel Now!.
Dividida entre os seus problemas pessoais, profissionais e
afectivos e as suas incumbências como super-heroína, Carol Denvers (actual
detentora do fato de Captain Marvel) a par do regresso de uma antiga inimiga
descobre que tem um grave problema de saúde que a impede de voar.
A trama assenta no choque entre essa premissa – de contornos
ainda não completamente desvendados – e a necessidade – enquanto poder especial
para o combate aos vilões e forma de realização pessoal – com algumas
cambiantes interessantes, que a transformam numa leitura agradável e que
dispensa bem o conhecimento prévio do passado dos intervenientes, algo cada vez
mais raro no universo Marvel.
O traço de Filipe Andrade, que o autor, no seu blog (de onde foram retiradas as imagens deste texto) considera a sua
melhor prestação até à data – bem servido pelas cores de Jordie Bellaire – se mantém
a agilidade que confere grande dinamismo às cenas, assentes numa planificação
multidiversificada, revela também uma (insuspeita?) sensualidade (contida,
evidentemente, mas que surge naturalmente aos nossos olhos).
A reter
- O trabalho de cor de Jordie Bellaire, bem conseguido.
- O estilo personalizado de Filipe Andrade, embora essa
originalidade justifique que alguns não o apreciem…
- … e a recolha em livro do arco desenhado por ele…
Menos conseguido
- … embora complementado por dois comics (ainda) desenhados
por Dexter Soy e Jamie McKelvie.
- O lapso – indesculpável em edições com a qualidade que as
da Panini Comics espanhola geralmente apresentam – que, no sumário do livro,
ignorou o nome de Filipe Andrade, substituído por Jamie McKelvie e Joe Quinones,
enquanto desenhador dos comics #9 a #12, apesar de o nome do artista português –
naturalmente - aparecer na capa e na página de abertura da obra.
Leituras relacionadas
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Soy
21/10/2013
As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy III – Requiem - Preview
Numa das primeiras
apresentações do Dog Mendonça, na loja da Central Comics, no Porto, fomos
apresentados ao Pedro Cleto e ao seu blog, As Leituras do Pedro.
Pouco tempo depois, o Pedro teve a gentileza de falar dos nossos dois
livros para várias publicações.
Esses artigos foram sempre extremamente
encorajadores, especialmente vindos de alguém que não conhecíamos. Os defeitos
apontados eram reais e justos, e ajudaram-nos a melhorar.
Desde então, não há um
dos nossos livros que saia sem uma citação de um dos seus artigos, por isso...
esperamos que goste também do terceiro, porque se não gostar, teremos de usar a
citação na mesma!
Ao longo dos tempos, a
nossa equipa tem seguido o seu blog e temos visto o rigor e o respeito com que
trata as publicações, os autores e a banda desenhada. Por isso, e com a sua
colaboração, é com grande orgulho que mostramos [três pranchas em exclusivo, desde o layout inicial, passando pelo traço a preto e branco até à prancha final colorida] aqui algumas novidades sobre o
nosso livro, em exclusivo para os leitores deste blog, que não temos dúvida
serem as pessoas a quem mais nos interessa chegar: os verdadeiros apaixonados
por banda desenhada em Portugal.
Em jeito de
agradecimento, aqui deixamos em primeira mão a informação que o nosso prefácio
será escrito pelo lendário realizador Tobe Hooper.
O livro 3 será lançado
a 10 de Novembro no Amadora BD, e esperamos contar convosco para beber umas
minis.
Um grande abraço,
Filipe Melo
Argumento: Filipe Melo
Esboço: Bruno Ma
Desenho: Juan Cavia
Cor: Santiago Villa
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