20/01/2014

Marvel volta a falar português










As Leituras do Pedro estão em condições de anunciar em primeira mão que, se tudo correr como previsto, a partir do próximo mês de Fevereiro as bancas e quiosques nacionais vão voltar a ter revistas Marvel em português. Isto não acontecia desde meados da década anterior, quando a Devir cessou a publicação das suas edições.
Mais pormenores já a seguir.


Neste regresso, estarão planeados três títulos mensais, um dos quais dedicado ao Homem-Aranha, que arrancará com a saga Superior Spiderman. Outro dos títulos deverá contemplar os X-Men, aceitando-se apostas para o terceiro.
As novas revistas serão legendadas e editadas pela Panini espanhola – que supervisionava o envio das revistas brasileiras da Marvel distribuídas em Portugal desde meados de 2007 – mas a adaptação e tradução estão a cargo da mesma equipa que produziu para a Levoir as colecções Super-Heróis Marvel e Super-Heróis DC Comics.
A chegada destes títulos provocará algumas alterações nos títulos brasileiros, restando saber se as edições portuguesas vão levar ao cancelamento dos seus equivalentes que chegam do outro lado do Atlântico ou se haverá um compasso em que ambos coexistirão nas bancas para permitir a conclusão das sagas em curso. E se depois, se será reduzido o número de títulos importados ou se serão escolhidos outros em sua substituição. Para os meses de Janeiro e Fevereiro não estão previstas quaisquer alterações nos títulos importados.
Relembro que em Dezembro foi distribuído em Portugal o Homem-Aranha #136, ficando a faltar sete edições para se iniciar a saga Superior Spiderman nas revistas brasileiras, que coincidiu com o reinício da numeração da publicação, rebaptizada Homem-Aranha Superior.
Aquela saga, da autoria de Dan Slott, Ryan Stegman, Humberto Ramos e Giuseppe Camuncoli, teve início nos Estados Unidos em Janeiro de 2013 e foi um dos eventos mais marcantes das mudanças apelidadas Marvel Now. Como ponto de partida, o Doctor Octopus apodera-se do corpo do Homem-Aranha tornando-se um combatente do crime, enquanto que Peter Parker fica preso no corpo do vilão e morre. Curiosamente, as últimas notícias apontam Março como data para o final deste arco, sendo expectável o regresso de Peter Parker ao seu próprio corpo (por muito estranho que isto soe…!) em The Amazing SpiderMan #1.
No país vizinho, quando esta saga estreou, na revista Spiderman Superior #82, vinha acompanhada de Alpha: Big Time, escrita por Joshua Hale Fialkov e desenhada pelo português Nuno Plati. Apesar de mediaticamente esta poder ser um boa opção para o nosso país, segundo parece esta saga não será opção para a nova revista em português, pelo menos para os seus números iniciais.
A Panini espanhola está a preparar um comunicado sobre as novas revistas para divulgar em breve e As Leituras do Pedro voltarão ao tema assim que tal se justifique.

27 comentários:

  1. Esta notícia pode ser boa nalguns aspetos e espero que não seja prejudicial noutros. É sempre bom ler Marvel em PT-PT. O que eu espero:
    - Aranha com Superior Spider-Man + Superior Spider-Man Team-Up - semelhante à brasileira, ou até semelhante à espanhola, com 96 páginas
    - X-Men - com All-New X-Men e Uncanny X-Men, semelhante à brasileira
    - Vingadores - com Avengers e New Avengers, semelhante á brasileira
    - que o número de páginas por revista sejam as 64, pelo menos
    - quanto ao papel, se for plastificado melhor, mas se for semelhante ao brasileiro também não me importo
    - que as outras revistas brasileiras de Marvel e DC continuem a sair, e que estas complementam-se a essas e não interfiram com essas
    - que havendo revistas em PT-PT, possa abrir uma janela de oportunidade pra revistas brasileiras como Capitão América, Homem-de-Ferro & Thor, e X-Men Extra, que não saíam cá, que comecem a sair
    - que possam publicar em PT-PT as mega-sagas que em brasileiro não têm saído po cá - podiam começar com a Era de Ultron, Infinity, ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Reignfire,
      Que é preferível ter edições em português do que em brasileiro, não tenho dúvidas. Até porque aquelas deverão ter - digo eu - melhor distribuição. E visibilidade, porque as edições Disney criaram um espaço que tinha desaparecido.
      Quanto ao formato, papel, etc., há que não esquecer a crise e apostar em preços ajustados á actual realidade portuguesa.
      Que as edições brasileiras - nomeadamente as da DC - deverão continuar, também me parece acertado.
      Quanto a conteúdo e outras sagas, suponho que será necessário dar um passo de cada vez, para que este regresso seja por muitos anos...

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Gosto da notícia. Tudo o que seja em português do nosso Portugal e pela equipa que está a fazer as edições maravilhosas do Publico e SOL é sempre bem-vindo. espero que tenham vida longoa.

    Obviamente que o facto de irem existir filmes protagonizando os X-Men e Homem-Aranha ainda este ano, poderá ter a ver muito com esta surpresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim SAM,
      Os novos filmes poderão ser uma boa alavanca para estas revistas... e também para outras edições que deverão chegar um pouco mais tarde...

      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Acho a noticia excelente, mas vejo-a com alguma apreensão...

    Já desde os anos 80 (sim, sou um gajo antigo) sempre que se tentou fazer isto, a iniciativa durou 2 ou 3 anos (com sorte) e depois, foi um buraco de anos sem nada...

    Compreendo e incentivo as edições nacionais, mas no Brasil já o fazem bem feito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro NR,
      A notícia é boa, também acho, quanto ao eventual sucesso da publicação - como sempre - depende de ter ou não leitores - porque antes de tudo isto é um negócio e, acho eu cada vez mais arriscado...

      Boas leituras!

      Eliminar
  4. O NR tem razão. Já se sabe que estas iniciativas duram pouco, infelizmente. Acho que seria preferível começarem a lançar uma coleção de TPB's, nem que fosse 1 álbum de 160 a 00 páginas de 2 em 2 meses. Punham à venda em bancas e livrarias e com certeza que o retorno seria melhor.
    No que respeita a Homem-Aranha, que ao menos lancem as 31 edições que completam a série, mais os anuais e as de Avenging Spider-Man e de Superior Spider-Man Team-Up que acharem necessárias.

    ResponderEliminar
  5. Têm todos razão agora vamos é ver o preço. 2,40€ já é um bom preço mas como os Tugas são gulosos metem já a 6€ a revista por 20 paginas. Mesmo que praticassem os preços da Devir de antes, para hoje em dia seriam muito caras.

    ResponderEliminar
  6. Já agora parabens Pedro pelas noticias sempre em primeira mão. Ainda estou a espera para saber quais as novidades da Goody para este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      Preços, ainda não sei, mas acredito que a editora tem noção do momento que se vive e não irá enterrar o projecto logo à partida apostando em preços demasiado elevados.
      E obrigado pelas suas palavras.
      Quanto à Goody, resta esperar...

      Até lá, (outras) boas leituras!

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Eu desde que Panini acabou a com as mini series interligadas que decidi não compro mais nenhuma smensais em 2008 não gosto de arcos aos bocados.Talvez compre os 1s para ver como é mas não coleciono mais ate porque mesmo com o selo Panini não vai durar muito.Como aconteceu com os tpbs tugas deles e a revista Espetacular Homem-Aranha que desapareceu sem deixar rasto..E o papel de certeza que vai ser tipo panini ou final da devir para "baratear" o produto e preço upa upa.......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Optimus,
      Todos temos (cada vez mais) de fazer escolhas.
      Mas esperemos que as novas revistas encontrem os compradores necessários para se manterem durante muitos anos.
      Quanto a preço, papel, formato, número de páginas, ainda não posso adiantar nada...

      Boas leituras!

      Eliminar
  9. Caro Pedro,

    Gostariamos contactar directamente quem está por trás desta iniciativa. Será que podia reencaminhar o nosso e-mail até a esse seu contacto para também podermos ajudar na divulgação deste regresso?

    O e-mail é portfoliobd@gmail.com

    Diogo Semedo - Sketchbook Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diogo,
      Obrigado pelo interesse, já respondi por mail.

      Boas leituras!

      Eliminar
  10. Só retificar uma coisa, que pelos vistos houve pessoas que tiveram dúvidas. A capa da edição Homem-Aranha Superior #1 que surge no topo não é a capa da edição portuguesa, mas da brasileira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Reignfire, tens razão. E a que está no fim do texto é da edição americana.
      Não foi minha intenção criar qualquer confusão. Embora esteja a tentar, ainda não consegui imagens da edição portuguesa.

      Boas leituras!

      Eliminar
  11. "E a que está no fim do texto é da edição americana." - Nop. É a capa da versão espanhola com capa variante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Reignfire, tens toda a razão.
      A capa americana chegou a estar lá, mas entretanto troquei-a...
      O que me vale são os leitores atentos!

      Boas leituras!

      Eliminar
  12. epha..agora fiquei em choque.

    Por um lado acho a noticia boa, mas por outro..

    Desde que a revista venha com o mesmo mix que as revistas da panini br, até que me agrada a ideia, mas se vai tomar os moldes de outras Paninis da Europa, em que os mix são horríveis(tipo mixs co nada a haver ou mesmo single issues alá usa, como os espanhóis) então vou continuar a comprar br-br.

    Até preferia que as edições pt-pt fossem apenas traduções das edições br, pois se a iniciativa der po torto seria fácil continuar a colecção(desculpem desde já o "velhismos do restelo").

    ..mas vá, que venham mais boas noticias:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Head-Jam,
      Pessoalmente acho a notícia boa.
      Se a edição vai ter sucesso ou não, como sempre depende da capacidade da editora para a promover e distribuir eficazmente e a tempo, e da resposta que os potenciais leitores derem.
      Fazer a tradução a partir do brasileiro seria errado, porque aumentaria as incongruências em relação ao original. As revistas portuguesas terem o mesmo conteúdo das brasileiras é improvável porque a ideia da Panini espanhola é trabalhar de forma específica o mercado português, daí serem necessários acertos até porque serão apenas 3 títulos mensais e não uma dezena ou mais como acontece no Brasil...

      Boas leituras!

      Eliminar
  13. Eu tenho algum receio é relativamente às traduções. Se calhar era preferível ser uma equipa de portugueses a tratar disso do que espanhóis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reignfire,
      Mas são portugueses que vão traduzir e adaptar. Diz no texto.
      Espanha só faz a legendagem e a edição...

      Boas leituras!

      Eliminar
  14. Legal, mas tem que ver o preço das revistas, já que as revistas da Panini são baratas, e as portuguesas sempre foram mais caras no passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ale.Neves08,
      O preço ainda não sei. Mas a edição vai ser melhor que as brasileiras...

      Boas leituras!

      Eliminar
  15. Hum, deve ser uma revista pro Aranha, outra pros X-Men e outra pros Vingadores, já que a super equipe tem 10 títulos nos EUA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ale.Neves08,
      A minha aposta também passa por aí...

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...