31/01/2014

Faleceu Philippe Delaby, desenhador de Murena









Philippe Delaby, um dos mais conceituados desenhadores da banda desenhada franco-belga de época da actualidade, faleceu aos 53 anos, vítima de um ataque cardíaco.


Delaby iniciou-se na BD em 1987, na revista belga Tintin, onde desde logo cultivou o seu gosto pela narrativa histórica com uma série de biografias, escritas por Yves Duval e Jean-Luc Vernal.
Com o declínio e fim da revista, um encontro com o argumentista Jean Dufaux iria dar-lhe a oportunidade de demonstrar a qualidade do seu traço, realista, vigoroso e pormenorizado. Juntos, criariam Murena, iniciada em 1997, uma série em curso cujos nove tomos estão editados em português pela ASA. Trata-se de um enorme fresco sobre o império romano, que acompanha a subida ao poder de Nero e a forma despótica como o exerceu, numa sociedade onde imperavam as intrigas palacianas e o sexo.
Com um ritmo de publicação de um álbum por ano, Delaby fazia agora um intervalo em Murena para retomar, sempre em parceria com Dufaux, Complainte des Landes Perdues, uma série inicialmente desenhada por Rosinski, de que foi editado o primeiro tomo em português, pela Meribérica/Líber.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 30 de Janeiro de 2014)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...