18/01/2014

BDLP candidato em Angoulême













O terceiro número do BDLP é um dos candidatos ao prémio de Melhor Publicação de BD Alternativa no Festival de la Bande Dessinée d’Angoulême, que terá lugar de 30 de Janeiro a 2 de Fevereiro, naquela cidade francesa.
Pormenores já a seguir.


O BDLP – entenda-se Banda Desenhada de Língua Portuguesa – é um projecto conjunto entre o grupo português Extractus e o Estúdio Lindomar, de Angola, que surgiu após alguns contactos estabelecidos pelo desenhador português João Mascarenhas aquando da sua participação no 7.º Luanda Cartoon, em 2010. De periodicidade anual, tem como propósito publicar trabalhos de autores pertencentes aos países da CPLP, também disponíveis online no seu blog (http://bdlp.blogs.sapo.pt/).
Este terceiro número é uma das 45 publicações provenientes de todo o mundo candidatas ao prémio. Já distinguido com o troféu Zé Pacóvio e Grilinho para Melhor Fanzine nacional de 2013, no AmadoraBD que teve lugar em Outubro do ano passado, reúne nas suas 80 páginas trabalhos dos brasileiros Alexandre Soares, André Barroso e Fábio Moon, dos angolanos Carnott Júnior e Nelo Tumbula e dos portugueses Ana Saúde, Carlos Rocha, Marta Patalão e Rita Vilela.
O Festival de BD de Angoulême, o mais importante evento europeu dedicado aos quadradinhos, que tem lugar anualmente na última semana de Janeiro, realiza este ano a sua 41.ª edição, salientando-se no seu programa as exposições dedicadas a Tardi, Willem, aos 50 anos da Mafalda e aos 80 anos da revista francesa Le Journal de Mickey.


(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 14 de Janeiro de 2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...