29/01/2020

2019: As escolhas dos leitores (resultados)




Repetindo o desafio dos anos anteriores, As Leituras do Pedro desafiaram os seus visitantes a indicarem, relativamente a 2019:
  • a melhor edição de BD publicada em Portugal;
  • a melhor obra de autor português publicada em Portugal;
  • a melhor colecção de BD editada com o jornal Público;
  • a melhor de BD série em curso no nosso país.
Apesar de a participação ter sido este ano bastante limitada - apenas 14 votantes, o que fará repensar o modelo e até a iniciativa no futuro - os resultados apurados estão já a seguir.

Relativamente à Melhor Edição de BD [de autor estrangeiro], entre os 13 títulos indicados pelos participantes num total de 25 votos, a preferência foi para Verões Felizes #1 - Rumo ao Sul/A calheta (edição Arte de Autor), de Zidrou e Lafebre, com 5 votos (20 %), tendo ficado logo a seguir (com 5 votos, 16%) Comanche Integral #1 (Ala dos Livros), de Greg e Hermann.

 

No que diz respeito a Melhor Obra de Autor Português, as 10 indicações e 19 votos distinguiram Mar de Aral, de José Carlos Fernandes e Roberto Gomes (A Seita) que com 7 votos (36,8 %), ficou claramente à frente da demais concorrência.

O mesmo aconteceu com a colecção Novela Gráfica 2019 (Levoir), no capítulo da Melhor Colecção de BD editada com o jornal Público, que recolheu 10 (66,7 %) dos 15 votos expressos, deixando as duas outras colecções citadas a grande distância.

 

Para o final ficou A Melhor Série de BD, a categoria em que houve maior equilíbrio. Entre as 13 séries nomeadas e distinguidas com 25 votos, a preferência dos participantes recaiu sobre Criminal (G. Floy), de Ed Brubaker e Sean Philips (5 votos, 20 %), mas Verões Felizes #1 - Rumo ao Sul/A calheta (edição Arte de Autor), de Zidrou e Fafebre, e Saga (G. Floy), de Brian Vaughan e Fiona Staples, ficaram a apenas a 1 e 2 votos, respectivamente.

A título de curiosidade, referir que a G. Floy, com 9 obras/colecções e um total de 18 votos foi a mais citada pelos votantes, seguida pela Ala dos Livros (5 obras) e pela Levoir (14 votos).

Com o agradecimento aos que participarem, para quem ainda não o fez, aconselho que sigam estas indicações dos visitantes deste blog, com a certeza de que terão Boas leituras!

(clicar nas imagens para saber a opinião de As Leituras do Pedro sobre cada uma das obras))

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...