06/01/2020

2019: As Leituras do Pedro







As próximas semanas serão tempo de balanço do ano que findou e de lançamento do ano aqui em As Leituras do Pedro - sem que isso signifique colocar de lado a sua essência: o comentário às leituras feitas.
E, nada mais óbvio do que começar por resumir - em números e com algumas considerações - o ano que passou, aqui por ‘casa’.
Em 2019, houve 501 novas entradas aqui no blog. É o número mais baixo desde 2012, mas mesmo assim representa cerca de 4 entradas a cada três dias.
Essas 501 entradas de 2019 podem ser divididas da seguinte forma:
  • 186 textos de opinião (37,1 %)
    • 89 comentários a edições nacionais
    • 60 comentários a edições estrangeiras
    • 37 outros textos de opinião
  • 210 notícias de lançamentos (41,9 %)
  • 41 entradas noticiosas (8,2 %)
  • 64 entradas diversas (12,8 %)
    • onde se contam 3 entrevistas e 12 Calendários BD
E representam muitas horas passadas a escrever, montar e agendar essas entradas, mais de metade das quais de produção própria. Confesso que preferia que este último número fosse maior, mas o aumento exponencial de lançamentos em Portugal, em relação à data de criação do blog, não permite outra gestão, sob pena de deixar de informar os seus visitantes sobre as novidades que vão saindo.
A atestar o que atrás fica escrito, posso referir que no já citado ano de 2012, foram apenas 37 as notícias de lançamentos, sendo que os textos de opinião aqui do blog se mantêm desde 2010, na ordem dos 150/ano. A excepção é 2009, ano da criação de As Leituras do Pedro, em Maio - sim, o blog completou uma década no ano passado - quando foram publicados ‘apenas’ 88 comentários a leituras feitas.
A título de curiosidade, posso adiantar que as 149 leituras que comentei aqui no blog, abrangem sensivelmente 30 % das 497 edições de BD que li em 2019.

Em termos de preferências dos visitantes do blog, medidas pelas visualizações de cada entrada, o Calendário BD é mensalmente das mais consultadas, o que justifica a aposta reiterada que tenho feito nele.
Ao longo do ano transacto mereceram também grande atenção o anúncio das colecções Novela Gráfica (Levoir/Público), Blueberry (ASA/Público), Colecção Definitiva do Homem-Aranha (Salvat) e Príncipe Valente (Planeta DeAgostini) e (apenas por ordem alfabética...) as leituras comentadas de Black Hammer #2 O Evento, El Assombroso Spiderman: El peligro de las drogas, Le Storie: Canbara - El Camino del SamuraiPerdy, Tex Gold #1: O profeta indígena e Trap, bem como os 90 anos de Tintin, os balanços de 2018 e algumas das entradas com o resumo dos lançamentos mensais ou das minhas leituras.
Mas, em termos absolutos, a entrada mais vista em 2019 foi a que dediquei a Tarzan: Guerra prehistorica.

Se o blog tem uma orientação específica e em termos de conteúdos não penso afastar-me muito do modelo que segui até agora, gostaria que nos comentários abaixo fossem deixadas críticas e/ou sugestões para que possa proceder a eventuais ajustes de rota.

Boas leituras!

5 comentários:

  1. É um site/blog que consulto/venho quase diáriamente. Em termos das minhas preferências, são o "calendário bd", as noticias de edição e as análises pessoais do Pedro. Gosto também de ler os vários comentários às entradas, nomeadamente os que trazem "conteúdo extra", como sejam (por exemplo) os relativos à realidade da edição em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Blog de consulta quase diária. Obviamente num blog que publica diariamente há conteúdos forçosamente mais pertinentes do que outros.
    Pela abrangência e pelo carácter informativo, quer o Calendário BD quer os balanços do mês são rubricas indispensáveis.
    O que eu gostava mais seria algo que dificilmente estará ao alcance do Pedro, que seria uma maior participação nas caixas de comentários. Mas mea culpa faço, cada vez menos se opinia, e quando muito levou-se esse fórum para as redes sociais como o FB.

    ResponderEliminar
  3. Sendo á alguns anos um “leitor” diário do site, esta é primeira vez que aqui comento.
    Em primeiro lugar quero dar os parabéns ao Pedro, pelo blog, e para ajudar a manter o excelente nível, aqui vão os meus comentários . As minhas preferências vão para as noticias de novas edições, seguindo-se o calendário BD e as análises ás obras.
    Saudações Bedéfilas
    Artur

    ResponderEliminar
  4. é um blog de referência com consultas frequentes, não só para saber das novidades editoriais, como as análise claras e acertivas das obras, de agradável leitura tanto para quem já cá anda há muitos anos neste meio, como para outros que nem por isso...como eu :)
    Acho que a "formula" está bem, é continuar assim.

    ResponderEliminar
  5. Bom Ano
    E obrigado ao Pedro pelo seu excelente trabalho.
    Blog que vejo diariamente sempre com a curiosidade do que aí vem em termos de publicação.
    Também tenho muita pena que estas mensagens nâo sejam mais participativas mas como disseram ... isso é culpa nossa.
    Não conheço o Pedro mas deixo os meus agradecimentos.
    Obrigado e bom ano
    Rui Jesus

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...