29/02/2020

Foi assim: Fevereiro 2020

Um comentário crítico a um mês aos quadradinhos

Brasil. Miúdos. Sugestões. Mais vistas. E ainda…

Brasil assim, sim
A Embaixada do Brasil tem feito um bom trabalho na defesa e divulgação da banda desenhada - também património cultural - do seu país.
As evidências inegáveis são a edição do Catálogo HQ Brasil com 70 obras seleccionadas, e as exposições de André Diniz e Maurício Hora, esta ainda patente até 31 de Março na Casa Pau-Brasil, em Lisboa, e a propósito da qual foi reeditado Morro da Favela, numa edição aumentada, bem como a mostra anterior, na Livraria Tinta nos Nervos, dedicada a Angola Janga, de Maurício D'Salete.
Um exemplo a seguir.

Para os miúdos
As edições de BD para os mais novos vão surgindo em maior número. Sem entrar na avaliação de eventuais (de)méritos, fica a simples enunciação no que aos primeiros dois meses deste ano diz respeito: As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho, Bia e o Unicórnio, Os Cinco, Narval, TMNT...
São fundamentais para criar novos leitores de BD...

Sugestões de compras do mês: 143,30 €
(sugestão de edições portuguesas ou distribuídas comercialmente em Portugal, ordenadas alfabeticamente, recentes, preferencialmente editadas no mês corrente)

As Leituras do Pedro em Fevereiro
    - 16 textos de opinião (12 dos quais comentário de obras lidas e dois ainda integrados no Balanço de 2019)
    17 notícias de lançamentos
    - 4 entradas noticiosas
    - 2 entradas diversas (o Calendário BD e uma entrevista)



As entradas mais vistas
(só são consideradas as entradas de produção própria)

E ainda
(+) Fazer uma capa com uma tira de BD, é uma demonstração de coragem, sim, mas também o reconhecimento do trabalho e do mérito do cartoonista, no caso Luís Afonso. Aconteceu em A Bola de 8 de Fevereiro, para mais dia de F. C. Porto-Benfica.
(+) Manuel Morgado e Nuno Plati estiveram no Festival de BD e Angoulême, ‘do outro lado’: como autores, a autografarem os seus álbuns francófonos, respectivamente Greldinard (Dargaud) e Métanöide (Glénat).
(+) Qui a tué Spirou? é o título de uma BD interactiva de Nicoby, em publicação no site da revista Spirou, em que a intriga se desenvolve de acordo com a votação dos internautas.
(+) Já com lugar cativo no calendário português, o Coimbra BD realiza-se na próxima semana, mantendo as bases sólidas a que já nos habituouÁlvaro, Carlo Ambrosini, Roberto Gomes, Luís Louro são os nomes já anunciados.

(…) Lígia Macedo deixou a direcção do Amadora BD, sendo substituída por Catarina Valente.

(-) Claire Bretécher (1940-2020)
(-) Hubert (1971-2020)
(-) Russ Cochran, editor inglês (1937-2020)
(clicar nas imagens para as apreciar em toda a sua extensão; clicar nos textos de cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...