14/02/2020

La Peau de L’Ours #2

Outra vez







E, com surpresa, Zidrou - uma presença cada vez mais recorrente neste blog… - regressa a La Peau de L’Ours.
Com surpresa porque, o (agora) primeiro volume era uma história fechada e auto-conclusiva - tal como esta continuação, que não o é.
Passo a explicar: La Peau de L’Ours funciona como uma designação genérica, sob a qual Zidrou e Oriol - o seu parceiro de ocasião - se embrenham pelo mundo da(s) mafia(s).-
Depois da história de Amadeu, Silvana e Don Palermo (no tomo original), em que paixão, cinismo, traição e vingança se combinavam de forma surpreendente, agora conhecemos Andrea, um adolescente que durante um pacífico piquenique familiar assistiu, impotente, ao assassinato do pai e ao suicídio da mãe, sendo depois acolhido pela família de Orso, o tirânico chefe mafioso local, onde viverá tranquilamente e irá descobrir o amor.
Mais uma vez, no entanto, os ingredientes revelam-se os mesmos - paixão, traição, vingança, tudo mesclado com muito cinismo e violência à farta - e com o mesmíssimo pano de fundo: o mundo da mafia numa nova narrativa dura e cruel - aprecie-se a cena inicial... - de final desconcertante e surpreendente.
E que, tendo aparentemente tudo em comum com a anterior, se revela igualmente muito original e completamente diferente, comprovando - se tal ainda fosse necessário - que Zidrou é, definitivamente, um dos argumentistas actuais que convém seguir, capaz de abordar os registos mais distintos.

La peau de l'ours - tome 2
Zidrou (argumento)
Oriol (desenho)
Dargaud Benelux
França, Janeiro de 2020
241 x 318 mm, 64 p., cor, capa dura
EAN 9782505072157
15,00

(imagens disponibilizada pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...