04/02/2020

Andrómeda

Sem respostas





Sensação estranha, chegar ao fim da leitura de um livro com um certo sentimento de prazer, em oposição à ideia de que nada - muito pouco… - nos foi contado... ou que todas as perguntas que nos surgiram ficaram sem resposta.
Foi o que me aconteceu com Andrómeda ou O longo caminho para casa.
De que trata o livro, qual a história do seu protagonista? Claramente, é alguém que chegou de outro mundo - a Terra? Esta resposta até não é muito importante… - a um planeta (com algumas semelhanças com o nosso). Em termos paisagísticos, pelo menos, já que a sua fauna é maioritariamente estranha, combinando, quase sempre, corpo animal com cabeça humana.
É por esse mundo - uma Terra futura? Mais uma vez não é esta a resposta importante… - que o protagonista deambula, mais empurrado pelas circunstâncias do que por uma verdadeira vontade - de ter respostas…? Os confrontos a que é obrigado, os encontros, insólitos, que têm lugar, são mais elementos perturbadores num todo estranho e indefinido que o leitor não consegue processar completamente.
Será este um primeiro tomo, inaugural e iniciático de uma série que nos venha a dar as respostas em falta, nos venha a dizer onde está o protagonista, porque chegou lá, que estranhas pessoas e seres nele habitam, as suas devoções religiosas, os seus propósitos e objectivos?
A informação disponível não aponta nesse sentido, parecendo Andrómeda, para além de viagem iniciática do protagonista - também uma espécie de iniciação do seu autor, Zé do Burnay.
Que revela - a par de um crescimento gráfico ao longo das páginas, concretizado num maior domínio anatómico e de movimento - um grande domínio da sequenciação narrativa, mais evidente por se tratar de uma obra quase sem texto, conduzindo assim - facilmente - o leitor pela centena de páginas do livro, de forma atractiva e até prazenteira.
Mesmo que não lhe dê respostas…

Nota final
Conforme já referido, na lombada do livro está escrito 'Andrómnda' e não 'Andrómeda. A Seita já imprimiu uma sobre-capa para 'disfarçar' o erro que já reveste os exemplares agora distribuídos em banca e em Livraria. Ficam de fora apenas os vendidos no Amadora BD e online.
Não devia, mas acontece...

Andrómeda ou O longo caminho para casa
Zé do Burnay
A Seita
Portugal, Outubro de 2019
190 x 285 mm, 128 p., pb, capa dura
ISBN: 978-989-54574-2-7
18,00 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. O livro já foi para distribuição com a sobrecapa, pelo que só os exemplares vendidos na Amadora BD (e online, em Novembro) terão de ser solucionados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação, já complementei a nota final no texto acima.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...