11/02/2020

Os Escorpiões do Deserto #1

Para além de Corto



Há autores que associámos a uma única obra. [Ao correr da escrita, Morris, com Lucky Luke é o primeiro nome que me ocorre, mas Uderzo/Astérix seria outro.]
Nalguns casos, fazê-lo é esquecer - injustamente - obras que a projecção do principal destaque lançaram numa sombra injusta.
Se Hugo Pratt é Corto Maltese (e vice-versa), limitar a carreira do criador italiano a essa obra de referência, é ignorar outras criações relevantes, como Sargento Kirk ou estes Escorpiões do Deserto.
Estreados em 1969, na revista italiana Sgt. Kirk - apenas dois anos depois de Corto surgir amarrado numa jangada, a vogar no Oceano Pacífico - Os Escorpiões do Deserto são muitas vezes considerados uma banda desenhada de guerra - como o era, antes, Sargento Kirk como o seria, pontualmente/tangencialmente, Corto Maltese - mas entender o hermetismo de uma classificação deste género como absoluto - aqui, como em (quase) toda a produção de Pratt - é extremamente redutor.
Ambientada nas areias escaldantes dos desertos africanos, durante a II Guerra Mundial, (muito) mais do que um relato maniqueísta sobre maus e bons - italianos e aliados, entenda-se - é uma abordagem do ponto de vista humano à suprema irracionalidade do Homem: a guerra.
Em Os Escorpiões do Deserto não há heróis nem vilões, não há heroísmo nem cobardia, há apenas seres humanos a tentar sobreviver e, para isso, vale tudo: trair, mentir, esconder, fugir e, sim, às vezes coragem, superação e até loucura - literal e pontual, provocada pelo momento.
Por isso, mesmo que aqui e ali o leitor se esforce, não consegue encontrar nesta série personagens simpáticas ou emuláveis, apenas seres humanos que, perante situações limite, se limitam a isso mesmo: serem humanos, com todas as suas imperfeições, fraquezas e defeitos.
É verdade que alguns se destacam, mas raramente ostentam um comportamento uniforme e a branco e preto; as zonas cinzentas acabam sempre por surgir, por se sobreporem e tornarem-se dominantes, mostrando o pior do ser humano. Ou aquilo que lhe permite sobreviver. Entre eles, apesar de tudo, não consigo deixar de salientar Cush - o etíope com quem Corto (também) se cruzaria no sublime As Etiópicas - uma das maiores criações de Pratt, cujo fascínio e cinismo fazem sonhar o que teria sido uma série protagonizada por ele. Mas talvez tenha sido melhor assim, para evitar saturação ou cansaço e deixar a sua aura brilhar - intensamente - ainda que apenas numas poucas dezenas de pranchas.
Sem se ressentir da passagem de meio século desde a sua criação, assente (ainda) num traço com um pendor bastante realista, mas onde brilham já os fortes contrastes entre o branco luminoso e o negro espesso que são a imagem de marca de Pratt - reforçados em mais uma magnífica edição da Ala dos Livros - esta é uma série que é importante (re)descobrir para comprovar que, relativamente a Pratt, há (imensa) vida para além de Corto.

Os Escorpiões do Deserto
Obra completa, volume 1
Hugo Pratt
Ala dos Livros
Portugal, Outubro de 2019
235 x 310 mm, 112 p., pb, capa dura
ISBN: 978-989-54171-6-2
23,89

(imagens disponibilizada pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Graças à Ala dos Livros e à Arte de Autor, esta é a melhor altura para se ser fã de Hugo Pratt em Portugal. Obrigado a ambas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...