10/02/2020

Lorca: Un poeta em Nueva York

Iniciático







Primeiro romance gráfico de Carles Esquembre, Lorca: Un poeta em Nueva York é, por isso, mas também a outros níveis, uma obra iniciática.
Para o autor, como já escrito, com experiência em ilustração e storyboards mas ‘pouca rodagem’ em BD, feita, afinal, nesta obra, que denota o seu crescimento, em especial no tratamento da figura humana, talvez o aspecto menos conseguido do seu desenho. Mas, com o passar das páginas, vai aperfeiçoando a forma como nos apresenta protagonistas e figurantes e aprendendo a ‘diluí-los’ nos cenários, mais realistas e fotográficos. O conjunto, que conta alguns enquadramentos interessantes, acaba por funcionar bem em termos narrativos, levando o leitor por uma temática nem sempre fácil: a experiência do poeta Federico Garcia Lorca, em Nova Iorque.
O lado iniciático da obra para Esquembre, acaba por espelhar o tom iniciático desta viagem. Primeiro, porque Lorca parte da (então) sub-civilizada Granada, Espanha, para a cidade que era - ainda é… - o topo do mundo, a (Grande) Maçã no topo do bolo que eram os tão sonhados Estados Unidos, como terra de todas as oportunidades. O choque social e civilizacional é evidente, numa viagem que se transforma numa busca pela diferença, pela novidade, na música, na literatura, nas artes, noutras experiências...
E, principalmente, numa busca de Lorca por si próprio, numa fuga para a frente dos pesadelos que o assombram e da relação (mal) terminada com o seu amante.
Se o conhecimento prévio da obra e da biografia do autor castelhano será sempre uma mais valia para o leitor, que melhor será capaz de situar os episódios intermitentes que constituem esta obra, nesse todo maior que é a vida de Lorca, a obra aguenta-se bem sozinha e pode mesmo criar em quem lê a vontade de conhecer mais sobre o poeta.

Lorca: Un poeta em Nueva York
Carlos Esquembre
Panini Comics/Evolution Comics
Espanha, Janeiro de 2020 (nova edição)
170 x 240 mm, 160 p., pb e cinza, capa mole com badanas
18,00 €

(capa disponibilizada pela editora; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...