03/10/2022

Bruno Brazil: Terror boreal em Eskimo Point

O peso do passado


Bruno Brazil continua a viver as suas ‘novas aventuras’ e a Gradiva continua a acompanhar a edição original francófona. Num tempo em que o acesso às edições em francês - no caso - é tão fácil, isto é fundamental para que os leitores portugueses as descubram na sua língua.
Bollée e Aymond estabeleceram os parâmetros desta ‘ressurreição’ nos primeiros volumes e mantêm-se fiéis a eles, pese embora o facto de entretanto terem passado mais de quatro décadas sobre a data das primeiras aventuras de Brazil.

Dito de outra forma, As Novas Aventuras de Bruno Brazil equilibram - ou tentam equilibrar - momentos de acção, investigação e espionagem, tendo por pano de fundo - no presente caso - experiências científicas em seres humanos. Ajustado quando Greg e Vance fizeram disparar a adrenalina com o ‘seu’ Bruno Brazil, nos nossos dias, há aspectos que surgem como anacrónicos e de aceitação complicada. Nomeadamente em termos tecnológicos.

Isto não invalida que retoma da série - uma vez decidida - não tivesse de ser feita segundo estas linhas; poderia é haver mais inspiração por parte dos autores...

Se Vance era um enorme senhor do desenho, Aymond revela-se um sucessor desequilibrado, nomeadamente quando tenta acompanhar o traço original. Por isso, o seu desenho revela mais competência e funciona bem nos cenários, veículos, edifícios e personagens novas ou anónimas - mas desgosta-me bastante quando se trata de retratar Brazil, Gaúcho, Tony ou Whip, que perdem em dinamismo o que ganham rigidez, revelando dolorosos esgares…

Por seu lado, Bollée tenta reconstruir a Brigada Caimão que os autores originais dizimaram, apostando na exploração - isto soa tão mal! - das deficiências físicas de alguns dos seus membros, e nos traumas recorrentes que o passado deles acarreta. Se o primeiro aspecto até se revela interessante nalgumas situações, acaba por força demasiado a nota com a revelação que encerra este álbum e que me parece pouco consistente com aquilo que que Brazil sempre foi e representa.

Em termos de história, as questões genéticas soam pouco consentâneas com o lado realista da série e o lado místico surge algo deslocado do seu tom global, tendo chegado ao final da leitura com a ideia que a acção da renovada Brigada Caimão foi pouco determinante. Isto não significa que não haja algumas ideias interessantes, como é o caso da utilização da linguagem gestual para passar mensagens, embora não seja explícito a quem elas se destinavam.

Não sei se estou a ser demasiado severo - apesar de tudo Bruno Brazil (especificamente Tudo ou nada Alak 6) teve um papel determinante no meu crescimento como leitor de BD - mas penso que Terror boreal em Eskimo Point funcionaria melhor - ou não seria tão analisado à lupa - com protagonistas sem (este) passado e possivelmente revelar-se-ia uma competente história de acção e espionagem. Mas obviamente venderia pior…

A palavra final caberá aos fãs da série… ou àqueles que desconhecem a sua versão original!


As Novas Aventuras de Bruno Brazil #3
Terror boreal em Eskimo Point
Laurent-Frédéric Bollée (argumento)
Phylippe Aymond (desenho)
Gradiva
Portugal, Setembro de 2022
235 x 312 mm, 56 p., cor, capa dura
18,00 €

(imagens disponibilizadas pela Gradiva; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão ou nesta ligação para aceder às primeiras pranchas deste álbum)

6 comentários:

  1. Eu sou leitor de Bruno Brazil desde o primeiro álbum e mantenho o mesmo entusiasmo por esta nova série que considero ao mesmo (muito bom) nível

    ResponderEliminar
  2. Também sou dos que fica com saudades do "velhinho" Bruno Brazil! Não está mal... mas não é a mesma coisa!...

    ResponderEliminar
  3. É interessante mas nada a ver com o dinamismo dos argumentos do Greg

    ResponderEliminar
  4. Tenho-me inibido de comprar esta série, muito por causa das razões que o Pedro Cleto aponta, como, fora a reinvenção feita no Alix (Senator), não tenho achado grande piada a estes "remakes" e "sequelas" que fizeram sobre a BD franco-belga da minha infância, então como dar seguimento ao trabalho de Greg e Vance? eu podia aceitar isto se nas novas estórias não estivessem demasiado ligadas ao passado e se não se colarem demasiado a intrigas das aventuras antigas e que estão na sua maioria datadas, é esse o caso? representação dos personagens à parte, pergunto se as estórias valem a pena ou servem apenas para apelar à nostalgia dos leitores antigos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com uma pistola apontada, sem hipótese de discorrer sobre o assunto, escolheria a segunda hipótese, mas no que toca a este 'ressuscitar' de heróis, a relação de cada um com os originais tem um peso considerável.
      Como em tudo, penso que o melhor é experimentar para formar uma opinião própria...
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...