10/10/2022

Juventude

Surpresa, dúvida e confirmação



As palavras acima, descrevem os sentimentos que muitos poderão sentir perante Juventude, o mais recente livro de Marco Mendes.
Passo à explicação, já a seguir.


Surpresa

Habituámo-nos a ler - espero que seja um bom hábito… - Marco Mendes num registo diferente, muitas vezes com o papel marcado com simples esferográfica. Descobri-lo aqui, no domínio da pintura, alternando pastel e óleo, será sem dúvida motivo de assombro e estranheza. E mais será, ao descobrir como neste registo, Mendes consegue ser igualmente eficaz… e por vezes até brilhante.


Dúvida

O passo seguinte, é desconfiar do que nos ‘impingem’: uma colectânea de quadros como uma banda desenhada. Alguns perguntarão pelo texto, pelos balões de fala, por vinhetas e tiras, até pelos contornos das imagens. Mas nada disso é necessário para definir o que é banda desenhada. Basta que as imagens que passam perante os nosso olhos, de forma sequencial, sejam eficazes e auto-suficientes para compor a(s) narrativa(s) que Marco Mendes quis partilhar connosco.

...e, neste contexto - o único possível - Juventude é inegavelmente uma banda desenhada. Uma bela banda desenhada, até.


Confirmação

A de Marco Mendes como um autor de BD adulto e capaz de, a cada novo livro, surpreender e desafiar. Eficaz no registo de cartoon/tira cómica como em relatos com outra extensão, complexidade e profundidade.

Juventude, é uma colectânea de três mergulhos de Mendes no seu passado - na sua juventude - para nos trazer memórias felizes ou trágicas, mas igualmente importantes na definição de quem é hoje, como homem - e como artista.


Juventude
Marco Mendes
A Seita/Turbina
Portugal, Julho de 2021
275 x 235 mm, 116 p., cor, capa dura com sobrecapa
25,00 €

(imagens disponibilizadas por A Seita e Turbina; clicar nesta ligação para apreciar mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...