05/04/2024

O Sr. Gato Mágico

Primeiros passos




Para que a banda desenhada continue a ter leitores - e não fique refém daqueles por quem o tempo vai passando inexoravelmente - é necessário que as novas gerações desde cedo apreendam as suas regras e subtilezas.

Se de certa forma, o mangá está a fazê-lo numa determinada faixa etária (mais à frente), o ideal será que ainda mais cedo - antes até de saberem ler! - as crianças despertem para a leitura de banda desenhada.

O Sr. Gato Mágico tem este propósito. E o tamanho adequado às mãozinhas pequenas a que se destina.

É uma narrativa sem palavras, sim, mas só aparentemente simples, porque para além dos gestos quotidianos que facilmente se entendem, há na narrativa uma componente - excessiva no comprimento…? - mais poética, mágica e até surreal que tanto pode ser ‘lida’ literalmente como ‘interpretada’ no campo subjectivo do sonho.

Fica a proposta e o desafio para quem tiver crianças pequenas: submetam-lhes O Sr. Gato Mágico e descubram com elas - idealmente com elas a lerem - a história que o livro lhes conta - e com elas percebam como os códigos intrínsecos da banda desenhada podem ser tão facilmente acessíveis e uma leitura tão singela poderá dar tanto ‘pano para mangas’...


O Sr. Gato Mágico
Henrique Coser Moreira
Planeta Tangerina
Portugal, Março de 2024
180 x 155 mm, 56 p., cor, capa dura
13,90 €

(imagens disponibilizadas pela Planeta Tangerina; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...