02/04/2024

Bubas - Addicted to love

Memórias de
outra vida


Quem viveu por dentro do mundo da banda desenhada nos anos 1980 e 1990, antes do aparecimento das tecnologias que revolucionaram também a impressão, e tinha aspirações a ser autor, inevitavelmente ou quase passou pelos fanzines, ou seja pelas edições amadoras.
É o caso de Dário Duarte, a identidade secreta (pública) de Derradé que, entre os jornais em que colaborou, os fanzines que auto-editou e algumas edições um pouco mais profissionalizadas em que publicou, foi traçando um retrato do mundo universitário em que vivia então, que obviamente era também um retrato de um certo Portugal. Entre as suas criações da época, destacam-se duas que foram recorrente na sua obra impressa: os Bad Summer Boys, uma banda punk de garagem, e Bubas, uma projecção em que se adivinham apontamentos auto-biográficos.

Este último, era um adolescente tardio, perdido num mundo ao qual apontava mais defeitos do que qualidades, e que procurava em experiências, umas mais fortes do que outras, como (muito) álcool, (pouca) droga, romance e sexo respostas para a vida que surgiam principalmente na amizade.

São essas histórias, primeiro no formato de tira de jornal e mais tarde como histórias curtas, que foram agora compiladas no volume Bubas - Addicted to love, pela Polvo. Como sinal dos tempos, que a progressão da personagem também marca, as aventuras e desventuras de Bubas surgem agora coloridas por Beatriz Duarte, filha de Derradé, num convite a voltar ao passado, revisto agora com um olhar diferente, costuma dizer-se mais maduro, para redescobrir um Portugal ainda mal refeito e ciente das possibilidades que Abril abriu, mas em que então, como agora, os jovens viam especialmente pontos de interrogação, dúvidas e incertezas quanto ao futuro.

Como em todas as suas obras, o olhar que Derradé propõe vem filtrado por um humor cáustico para com a sociedade e impiedoso quanto a si próprio, e muitas vezes desencantado, mas que ajuda a moderar a sua visão de uma época e das vivências que experimentou.

Se na primeira parte deste Bubas - Addicted to love, correspondente às tiras, impera um humor mais livre, a segunda parte revela um autor mais completo e consciente da especificidade da narrativa em BD que, sem alterar a temática, ao focar o quotidiano de Bubas na questão da primeira relação com a namorada, que quer esperar pelo momento certo, permite uma leitura mais adulta e estimulante que, depois de seduzir o leitor, o deixa perdido perante um final em aberto que pede uma continuação.


Bubas, adicted to love
Derradé e Beatriz Duarte
Polvo
Portugal, 2023
174 x 247 mm, 68 p., cor, capa dura
13,90 €

(versão revista do texto publicado na página online do Jornal de Notícias de 22 de Março de 2024 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Polvo; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

5 comentários:

  1. Não compro mais destes volumes, as edições esgotam num instante e já deviam ter editado um volume com as aventuras completas do Bubas e Cª. Estas edições sabem a pouco, juntem ao menos os 3 volumes do "Há piores". sff. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!... Este livro são as aventuras completas do Bubas. Em 2/3. o último 1/3 é inédito. Além de que foi tudo colorido... Quanto aos Há Piores!.. (sem o Bubas) creio que brevemente teremos novidades. Não posso dizer mais nada. O Editor é discreto...

      Eliminar
  2. Agradeço o esclarecimento, fico a aguardar pelo volume omnibus compendium xpto ultra do "Há piores!". Continuação do excelente trabalho em prol da BD Portuguesa!

    ResponderEliminar
  3. Como são 68 páginas achei que seria uma edição incompleta... obrigado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...