09/04/2024

Quentin por Tarantino

A acção por detrás das câmaras e das luzes


Se começou por ser cómica, daí a sua designação americana, e se se expandiu ao vestir traço realista para narrar todo o género de aventuras, a banda desenhada, que aos poucos assumiu também o género histórico e a adaptação de romances e filmes, em décadas recentes tem demonstrado à exaustão a sua capacidade para servir todas as temáticas. A autobiografia, por exemplo ou, mais além e ousadamente, a reportagem ou reflexões sobre a sociedade, o nosso mundo, a sua viabilidade e o seu futuro, têm comprovado a pluralidade e todo o potencial de uma forma narrativa que durante muitos anos foi considerada por muitos “para as crianças”.

Quentin por Tarantino, que em boa hora a ASA disponibilizou em edição portuguesa, é mais um exemplo, que explora de forma bastante feliz o género biográfico, mas fugindo ao que seria o estereótipo mais óbvio: a dramatização linear da vida do realizador.

Aproveitando a sua faceta provocadora e pretensiosa - alguns dirão a consciência do seu valor e capacidades - o autor, o francês Amazing Ameziane, fez da obra um longo monólogo do próprio Tarantino que, dessa forma, nos conduz num passeio pelo cinema, por alguma da sua História, a dos filmes B e de (algum) cinema de autor, mas, principalmente pela sua própria obra. E apesar de ser uma biografia escrita por outrem, o livro funciona como um discurso na primeira pessoa do realizador norte-americano que vai desfiando as suas memórias, histórias e pequenas anedotas, a forma como contratou estrelas caídas em desgraça ou fez outras, desfila opções, devaneios, sonhos e desilusões. Em resumo, expõe abertamente a sua forma singular de pensar e viver os filmes, funcionando o todo como um enorme tributo ao seu recorrente tributo à 7.ª arte.

Apesar do protagonismo absoluto na primeira pessoa, Quentin por Tarantino é formalmente uma boa banda desenhada, pela forma como Ameziane consegue ritmar, dar fluidez narrativa e sequência gráfica ao livro, através de uma planificação variada, que alterna grandes planos, cenas e cartazes de filmes que (re)conhecemos ou sequências mais tradicionais no que à BD concerne.

Ideal para quem conhece bem os filmes marcantes que Tarantino escreveu e realizou, Quentin por Tarantino é também para todos aqueles que gostam de cinema e de saber o que está por detrás das câmaras e das luzes.


Quentin por Tarantino
Amazing Ameziane
ASA
Portugal, Fevereiro de 2024
218 x 293 mm, 248 p., cor, capa cartão
29,90 €

(versão revista do texto publicado na página online do Jornal de Notícias de 29 de Março de 2024 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela ASA; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...