Ilusões e desencantos do processo de adopção
Geralmente, associamos o conceito de série a histórias com protagonista fixo. No caso de A Adopção, cujo segundo volume português (correspondente ao segundo ciclo), Wajdia & Arrependimentos acaba de ser editado em português pela Ala dos Livros, os protagonistas mudam de ciclo para ciclo, mantendo-se apenas a temática de base: a adopção de crianças.
O primeiro ciclo, Quinaya & A Garua, abordou a adopção de uma pequena peruana de 4 anos que tinha perdido os pais num terramoto; agora, Wajdi é proveniente do Iémen, onde presenciou os horrores da guerra e perdeu os parentes mais próximos. Sem falar francês, aterrorizado pelos mínimos ruídos, habituado a estar só e a não manifestar afectos, a criança vai sentir-se completamente deslocada no novo país e no novo lar.Seria fácil para Zidrou, de quem já conhecemos histórias profundamente ternas e humanas, transformar este processo adoptivo numa narrativa delicodoce, para mais com o suporte do traço muito agradável de Arno Monin mas, felizmente, a opção foi assumir um contexto muito mais realista do que a maioria dos leitores esperarão, concentrando-se nas dificuldades destes processos, para lá da burocracia. Ou seja, nas questões de adaptação mútua da criança à nova realidade e à nova família, e desta ao recém-chegado. Que, por muito desejado que tenha sido, tendo já 10 anos, traz consigo hábitos, traumas e experiências que não podem ser ignorados e mais do que isso, necessitarão de muito tempo para serem moldadas à nova realidade.
E tempo, que tão valioso é nas sociedades ocidentais, é o que a família de adopção não parece disposta a usar, num processo que se revela complicado, doloroso e traumático à medida que o relato vai avançando. Com a incapacidade de compreensão mútua em crescendo e o extremar de posições a desembocar na vontade de devolução do filho tão desejado... e no desaparecimento deste, a história assume um tom trágico e até chocante, tanto pela situação em si, como pela percepção que o leitor tem de que o que é contado se repete, nas vidas reais, uma e outra vez.
A
Adopção #2 - Wadjia & Arrependimentos
Zidrou
(argumento)
Arno
Monin
(desenho)
Ala
dos Livros
Portugal,
Abril de 2024
235
x 320 mm, 144
p., cor,
capa dura
31,90
€
(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 8 de Junho de 2024; imagens disponibilizadas pela Ala dos Livros; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Por falar no Zidrou, alguém sabe quando sai a edição nacional do tomo 2 da Fera/La Bête, por Zidrou e Frank Pe? Obrigado.
ResponderEliminarEstamos a trabalhar (contra o relógio!) para o ter na Amadora BD
EliminarAgradeço a informação. Continuação do excelente trabalho que têm feito em prol da BD.
EliminarDois livros adoráveis com argumento do grande Zidrou. Só uma retificação, no primeiro livro trata-se de uma pequena peruana de 4 anos, a Qinaya, e não de um rapaz como escreve o Pedro. Será que leu mesmo o livro ou foi leitura rápida na diagonal ?
ResponderEliminarCorrecção efectuada.
EliminarLi o livro, na altura, como faço com todos aqueles sobre os quais escrevo. O problema é que ao escrever este, confiei na minha memória...
Boas leituras