11/05/2016

Turma da Mônica: Lições








Se ‘amizade’ era o tema predominante em Turma da Mônica: Laços, neste segundo volume criado pelos irmãos Vítor e Lu Cafaggi predomina a ‘responsabilidade’.

Isso não implica o abandono da temática original – bem pelo contrário! - mas representa um salto qualitativo em termos de conceitos e construção narrativa, que, se torna a leitura deste livro um pouco menos empática, numa segunda abordagem evidência todo o muito talento dos seus criadores.
Tudo começa quando Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali decidem faltar uma amanhã à escola por se terem esquecido de fazer os trabalhos de casa. A acção, impensada, tem consequências e, por conselho da directora e concordância dos pais, um duro castigo: a separação dos quatro amigos durante a semana e a sua inscrição em actividades que à partida nunca escolheriam: aulas de natação para o Cascão, sessões com uma fonoaudióloga para o Cebolinha, aulas de etiqueta para a Magali… Quanto à Mônica, transferência para uma nova escola.
Objectivo: perceberem que os actos têm consequências, reconhecerem os seus limites, criarem novos amigos [como se as amizades fossem melhores à dúzia, como se as verdadeiras amizades fossem descartáveis…?]…
Um castigo duro, mas necessário? As opiniões divergirão, certamente, mas Vítor e Lu conseguem de certeza (um d)o(s) seu(s) objectivo(s): fazer os leitores pensar bem para além da simples narrativa gráfica, da ternura do seu traço (e da abordagem), do humor sereno que se mantém, das inúmeras referências que evocam e homenageiam a turma original.
Por razões que os leitores poderão imaginar – algumas - ou terão de descobrir – outras, menos óbvias… - começa então um verdadeiro calvário para os quatro amigos, obrigados a reconhecer os seus limites – e a imporem-se outros… -, a redescobrirem-se, a recentrarem os seus (pequenos) mundos, num teste ao que desde sempre os uniu: a amizade.
E se numa primeira fase até podemos afirmar que assistimos à sua descaracterização – deslocados dos seus meios, obrigados a contrariar os seus medos e as suas características naturais - é só quando se reencontram – e se reencontram com os outros, compreendendo, mais uma vez, de forma diferente, quanto precisam uns dos outros, quão importantes são uns para os outros - que recuperam a sua alegria natural e que as vidas podem de novo seguir os seus cursos – de novo com tanto de comum!
Melhores – cada um e todos - graças às Lições aprendidas.

Turma da Mônica: Lições
Colecção Graphic MSP
Vítor Cafaggi e Lu Cafaggi
Panini Comics
Brasil, Julho de 2015
200 x 280 mm, 82 p., cor
R$ 31,90 (cartonado)
R$ 21,90 (brochado)

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...