15/12/2022

Nevada #2: Estrada 99

Em construção


Leitor de banda desenhada há mais de quatro décadas, acho que posso dizer que neste percurso a aventura foi sempre o tema de eleição - embora também reconheça que a maior parte das grandes obras que li aos quadradinhos estejam completamente fora daquele género.
Quanto à aventura, pode vir em estado puro, se assim posso escrever, ou condimentada como western, policial, ficção-científica, relato na selva, narrativa medieval, conto primitivo...
Dentro do género, Nevada, escolha improvável - menos provável, soa-me melhor... - na linha editorial mais evidente de A Seita, é um exemplo como tantos outros, mas confesso que o primeiro livro não fez de mim fã da série, embora me deixasse com alguma curiosidade para mais. Se como titulei na altura, A Estrela Solitária lançava os alicerces, agora, com a construção ‘a aparecer’, já me senti mais realizado com a leitura.

Devido a maior inspiração do argumentista ou a ganho de familiaridade com o protagonista e os que lhe são próximos - algo fundamental quando abordamos uma série de aventura - a verdade é que Estrada 99 me proporcionou uma boa leitura, com o senão das dificuldades de Colin Wilson em acertar com a fisionomia do protagonista.

Este, trabalhador independente de uma indústria cinematográfica em crescimento acelerado, de seu nome Nevada Marquez, é encarregado por Louise, responsável por um dos estúdios - e com quem tem uma história latente que, com certeza, nos será contada mais para a frente - de ir buscar um quilo de cocaína para um dos seus actores protegidos.

Um acontecimento anterior à transacção - que constituiu um belo e movimentado intróito a esta aventura - acaba por lhe colocar à perna não só uma tríade chinesa concorrente do fornecedor, mas também o FBI, para além de diversos choques colaterais que vão tendo lugar ao longo do trepidante relato.

Desta forma, uma simples entrega acaba por se transformar numa longa e dinâmica perseguição, de moita, carro ou avião, durante dezenas de quilómetros, com encontros inesperados, confrontos inúteis e diversas surpresas, com tudo para agradar aos que, como eu, se deixam seduzir pela aventura.

Com a excepção já referida, Colin Wilson demonstra ser o desenhador certo, na história certa, dotando este western crepuscular, ambientado entre os grandes espaços (ainda) selvagens e os (novos) espaços urbanos em desenvolvimento, com o dinamismo ajustado aos sucessivos volte-faces e acontecimentos imprevistos.


Nevada #2 Estrada 99
Fred Duval e Jean-Pierre Pécau (argumento)
Colin Wilson (desenho)
A Seita
Portugal, Outubro de 2022
230 x 320 mm, 56 p., cor, capa dura
17,95 €

(imagens disponibilizadas por A Seita; clicar nesta ligação para ver maispranchas ou na aqui reproduzida para a aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...