06/12/2022

Elviro

A ver passar os eléctricos


Membro do projecto ComicArte e da organização do Salão do Porto, Paulo J. Mendes regressou à banda desenhada há dois anos com O Penteador (edição Escorpião Azul) que, em pleno pandemia, se revelou uma lufada de ar fresco pelo humor absurdo e pelo apelo a convívios, jantaradas e passeios.
Dois anos volvidos, Elviro confirma o autor que se (re)descobriu na altura, com a vantagem de ser uma obra mais estruturada, assente numa pesquisa cuidada, com um fio condutor mais sólido, sobre relações humanas e a forma como encaramos o passado. E com 0 colorido que se adivinhava/desejava em O Penteador.

Acredito que a leitura deste Elviro ganharia imenso num formato maior, onde também pudessem crescer um pouco as margens brancas entre e à volta das vinhetas, nomeadamente aquela que fica junto à lombada do livro.

Tudo começa quando Elviro Bolacho e a esposa, Ataílde, chegam a Nalgas de Mar, uma pequena localidade costeira que está prestes a substituir o seu decrépito serviço de eléctricos por um moderno serviço de… troleicarros. Se esta premissa já se revela irónica ao centrar a narrativa na ultrapassagem de um passado, por outro entretanto igualmente caído em desuso, Paulo J. Mendes acrescenta-lhe de ‘fogma divegtida e com muito humog’ aquelas que já são podem ser consideradas algumas das suas marcas distintivas: distribiição generosa de nomes do arco-da-velha, como os protagonistas, o padre Tângero, o doceiro Pendrelico ou o presidente da câmara Sopa Terrino, e uma crítica feroz aos políticos oportunistas, de circunstância e corta-fitas, e aos religiosos à imagem de S. Tomé.

E também - é forçoso referi-lo - uma excelente gestão das paisagens e dos objectos citadinos, representados de forma fiel, credível, proporcionada e perfeitamente ajustada ao estilo semi-caricatural adoptado, graças à sua acção como urban sketcher . De que também aproveita o colorido aplicado, indispensável para dar vida a esta série de peripécias em ambiente balnear.

Mas desta vez, centrando-se nas dificuldades que o casal Bolacho atravessa, vai mais longe e explora questões de relacionamento, a falta de comunicação que existe hoje em dia e como é fácil surgirem equívocos e falsas questões quando ela não existe.

Para agravar o todo, na semana em que a acção decorre, Nalgas do Mar vê-se invadida por duas faunas características vindas de todo o lado - e emuláveis para muitas outras temáticas: os amantes dos transportes públicos unidos num último adeus aos eléctricos, e os mirones atraídos pela praia de nudistas da localidade, escolhida para sediar o seu congresso anual.

São sete dias intensos, com muitas correrias, desentendimentos, ambiguidades e surpresas, mas também novas amizades e estranhas revelações, num relato denso, equilibrado e muito bem escrito, em que mais uma vez Paulo J. Mendes oferece mais do que as parcas (!) 200 páginas de leitura, com tempo para respirar e o ritmo adequado aos diversos momentos, alegre e entretido, com patuscadas e comezainas e, como comprovará quem ler, muito arroz de petichús - ainda há quem não saiba o que é?! - e recheio a sair por todos os lados...


Elviro
Paulo J. Mendes
Escorpião Azul
Portugal, Outubro de 2022
170 x 240 mm, 208 p., cor, capa cartão com badanas
30,00 €

(versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias online de 25 de Novembro de 2022 e na edição em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Escorpião Azul; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...