29/12/2022

BD nacional para o sapatinho


Se durante décadas a banda desenhada portuguesa se mostrou presa e limitada a temáticas históricas ou a adaptações de obras literárias, nos últimos anos quebrou essas amarras temáticas e apresenta-se rica, diversificada e estimulante, sob diversas facetas e em inúmeros estilos gráficos e narrativos.
E mesmo tendo o nosso mercado editorial as reconhecidas limitações, 2022 foi fértil em edições aos quadradinhos criadas no nosso país Ficam, a seguir, por ordem alfabética, algumas sugestões de leitura, que bem poderiam ser outras tantas ou até mais.


Bestiárioda Isa
Joana Afonso
A Seita/Comic Heart

Um mergulho no imaginário infantil, com monstros mais assustados do que assustadores, numa aventura descontraída, animada e divertida, assente num traço orgânico e em cores expressivas.


Co.Br.A - Operação Goa
Marco Calhorda e Daniel Maia
Ala dos Livros

Intriga política, interesses económicos e uma certa noção de patriotismo, são as bases para narrar como foi orquestrado, na sombra, o abandono de Goa pelos portugueses e a repatriação dos que ficaram prisioneiros.


Dante
Luís Louro
Ala dos Livros

Entre a II Guerra Mundial e um imaginário fantástico recheado de referências literárias e cinematográficas, esta elegia anti-bélica é o projecto mais ambicioso do autor, cuja arte brilha intensamente.


Dragomante - Prova de fogo
Manuel Morgado e Filipe Faria
A Seita/Comic Heart

Uma narrativa fantástica de espadas e dragões, centrada na mais perigosa das guerreiras que cavalgam os míticos seres, com sentimentos contraditórios e envolvida em jogos de bastidores pela conquista do poder.


Elviro
Paulo J. Mendes
Escorpião Azul

Sete dias intensos protagonizados por fanáticos de eléctricos e de nudismo, numa obra bem estruturada e divertida, sobre relações humanas, a falta de comunicação e a forma como encaramos o passado.


Estes dias
Bernardo Majer
Polvo

Pequenas histórias, contemplativas e intimistas, que ilustram a banalidade das existências nos nosso dias, num conjunto de crónicas sensíveis sobre o nosso tempo e sobre os seus excessos e lacunas.


Juventude
Marco Mendes
A Seita/Turbina

Três mergulhos de Marco Mendes no seu passado para nos trazer em quadros de página inteira, pintados a óleo ou pastel, memórias felizes ou trágicas que o definiram como o homem e o autor que é hoje.


Kong the King #2
Osvaldo Medina
Kingpin Books

Depois da revisão do mito de “King Kong”, o enorme selvagem que o emulou, regressa à civilização, para resgatar o filho raptado, num relato num preto e branco rico de contrastes, sem uma única palavra.


O perigoso pacifista
Paulo Vaz de Carvalho e João Mascarenhas
A Seita/Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira

A biografia do músico e cantor, desde o seu nascimento no Porto até à sua morte, evocada num tom leve e saltitante através de pequenas histórias e anedotas daqueles que privaram com ele.


Quero voar
Kachisou
A Seita/Comic Heart

Dores de crescimento, num estilo de inspiração manga, na história trágica tantas vezes repetida de um jovem que se sente acorrentado pelo poder paternal e foge de casa para viver à sua maneira.


O Terror Negro
Jayme Cortez
Polvo

Recolha integral da produção de terror de Jayme Cortez, autor português que começou em “O Mosquito” e que, no Brasil, para onde emigrou, se tornou um nome respeitado e uma referência no género.


Variantes
Vários autores
A Seita/Turbina

Abarcando o período de 1872 a 1999, uma revisão da história da BD portuguesa através de 25 obras, evocadas em textos e homenageadas na recriação de uma pranchas marcante por autores actuais.


(texto publicado nas edições em papel e online do Jornal de Notícias de 25 de Dezembro de 2022; capas disponibilizadas pelas editoras; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...