26/12/2022

O Terror Negro

Recordar...






Recordar Jayme Cortez e a sua obra marcante no género de terror.

Recordar que já referi aqui a importância de recuperar clássicos da bandadesenhada (e não só)...

...e recordar também que há anos já tinha referenciado a obra de Cortez, bem como, mais recentemente, a edição de uma substancial colectânea de parte dela no Brasil, antes de a Polvo aproveitar o interesse por Cortez que as exposições realizadas este ano em Portugal, por iniciativa do Paulo Monteiro, fizeram despertar.

Recordar, ainda, o referido acima: que a Polvo editou no Amadora BD dois livros de Jayme Cortez - Zodíaco e O Terror Negro - a que há que apontar um senão: a dimensão dos volumes. O traço de Cortez, nervoso, ágil, dinâmico, feito de muitas linhas no preenchimento do branco do papel, em composições arrojadas e de grande impacto, merecia um formato mais generoso e consentâneo, próximo do franco-belga.

Dito isto, resta referir que O Terror Negro teve organização de Fabio Moraes, responsável pelo arquivo de originais e arquivos do mestre e possivelmente o maior especialista na sua obra, que complementa a colectânea com uma completa biografia do autor português que fez carreira - e um enorme sucesso - no Brasil e cuja obra urge conhecer.

Finalmente, recordar que também seria um inestimável serviço recuperar as obras que Cortez assinou em Portugal, no Mosquito, antes de emigrar.


O Terror Negro
Biblioteca Jayme Cortez #2
Organização e edição: Fábio Moraes
Polvo
Portugal, Outubro de 2022
180 x 240 mm, 72 p., pb, capa dura
12,99 €

(prancha da edição brasileira Fronteiras do Além disponibilizada pela Pipoca & Nanquim; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

4 comentários:

  1. Onde se pode encontrar esta e a outra publicação, também do Jayme Cortês, da Polvo, para compra? É que procuro na wook e na fnac, e nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os livros da Polvo acabam sempre por chegar mais tarde à wook ou fnac. É ir também acompanhando aqui, https://europresseditora.pt/categoria-produto/editoras-distribuidas/polvo/

      Eliminar
    2. É isso mesmo; grato pela antecipação. Eventualmente estas edições da Polvo poderão ser encontradas em livrarias especializadas.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Obrigado pelo esclarecimento,... vou esperar, então, que apareçam na Wook e na Fnac. Jayme Cortez é uma coisa que queria muito, ainda tentei comprar uma edição da Pipoca e Nanquim mas esgotou depressa e depois, por causa de direitos ou lá o que era, não puderam trazer mais edições e ficamos ´´órfãos´´.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...